Jeep revela os elétricos Avenger, Recon e Wagoneer S
Marca pretende ser líder dos SUVs eletrificados e revela três novos produtos. Jeep Avenger, Recon e Wagoneer S miram Europa e Estados Unidos
A Jeep anunciou nesta quinta (8) seus planos de eletrificação para os principais mercados do mundo e revelou dois inéditos modelos 100% elétricos que chegam nos próximos anos. O objetivo da marca é ser a líder global de SUVs eletrificados, mesmo largado atrás nessa disputa.
Até 2025, pretende lançar quatro SUVs elétricos na América do Norte e Europa. O plano é que 50% das vendas da marca Jeep nos EUA serão totalmente elétricas até 2030, enquanto 100% das vendas na Europa serão totalmente elétricas até a mesma data. Para o Brasil, o plano é bem menor: apenas 20% eletrificados em 2030. Explicamos melhor neste post.
“Estamos projetando e desenvolvendo os SUVs Jeep mais capazes e sustentáveis até hoje, buscando nos tornar a marca líder de SUVs com emissão zero no mundo. A eletrificação é ótima para nossa marca, tornando-a ainda mais capaz, emocionante, sustentável e divertida”, disse Christian. Meunier, CEO da marca Jeep.
Como parte desse audacioso plano, a Jeep revelou dois modelos inéditos totalmente inéditos: o Jeep Recon, o Jeep Avenger e o Wagoneer S. O Jeep Avenger EV será lançado no próximo ano, somente na Europa. Recon e Wagoneer na América do Norte. Essa turma terá a missão de disputar com produtos elétricos já estabelecidos da Volvo (XC40 e C40), Tesla (Model Y e Model X), Audi (etron) e Mercedes (EQS SUV), além das novidades da Chevrolet (Blazer e Equinox) e GMC (Hummer).
Jeep Avenger
Exibido pela primeira vez por Carlos Tavares, CEO da Stellantis ao anunciar o plano Dare Forward, o inédito Jeep Recon será o primeiro modelo da marca criado desde origem para ser 100% elétrico. O carro será lançado na Europa no começo do próximo ano e está pronto.
Leia também:
Jeep Renegade completa 500 mil unidades fabricadas
Jeep lança Renegade 2023 com filtro Healthy Cabin
Na Europa, a marca já fez mudança no portifólio e oferece apenas modelos eletrificados na Alemanha e França. Além da Europa, o Jeep Avenger será oferecido no Japão e Coreia do Sul. Fabricado na planta de Tychy, na Polônia, terá autonomia de 400 km.
O Jeep terá sua World Premiere no Salão de Paris, em 17 de outubro, com abertura de reservas para os clientes nesse mesmo dia.
Jeep Recon
Outro modelo inédito revelado é o Jeep Recon. O modelo será voltado para quem gosta de off-road extremo e pretende experimentar o desafio com um carro totalmente elétrico e silencioso. ASsim como o Avenger, foi projetado do zero para ser 100% elétrico.
O Recon terá o sistema de tração Jeep Selec-Terrain, tecnologia de eixo e-locker, proteção sob a carroceria, ganchos de reboque e pneus off-road radicais. Assim como o Wrangler, terá portas e vidros removíveis. O SUV ainda promete sistema Uconnect de última geração, incluindo guias de viagem detalhados das trilhas off-road mais significativas
O Recon será completamente revelado, incluindo detalhes técnicos, no próximo ano, com produção em série para 2024. Será um SUV global e será vendido nos principais mercados do mundo.
Jeep Wagoneer S
Maior e mais luxuoso SUV da Jeep, o modelo vai ganhar uma variante 100% elétrica, chamada Wagoneer S. Enquanto o Recon terá um pegada mais aventureira, esse pretende conquistar pelo luxo, para concorrer com os SUVs alemães.
O Wagoneer S terá autonomia na casa de 644 quilômetros e 0 a 96 km/h em apenas 3.5 segundos. Dados técnicos não foram revelados, para para tais números, deverá ter dois motores elétricos com potência na casa dos 450/500 cv.
O Wagoneer S tem programação semelhante à do Recon. Será revelado completamente no próximo ano, com produção para 2024. BEV também será apresentado ao público no próximo ano e a produção começará em 2024 na América do Norte. Os clientes nos EUA poderão fazer reserva para esse modelo no início de 2023. Ele será vendido nos principais mercados do mundo, incluindo a Europa.
E o Brasil?
Ficou empolgado com esses modelos? O futuro ainda está nebuloso. O Jeep Avenger seria um modelo com possibilidade de boas vendas no Brasil. Mas oficialmente, a Jeep segue capengando oferecendo híbridos plug-in com preços exorbitantes como o Compass 4xe. Outro 4xe chega ianda neste ano.
“A Jeep segue atenta às demandas do mercado de elétricos no Brasil e na América do Sul e dispõe de todas as tecnologias para responder aos anseios dos clientes hoje e no futuro”, diz em comunicado.
CONFIRA TAMBÉM:
Jeep fatura R$ 161 milhões em apenas 3h com Gladiator
Jeep Renegade completa 400 mil unidades vendidas
E “roubaram” o Jeep do Capitão dos Portos