Jeep eletrificada com a linha 4xe

Jeep eletrificada com a linha 4xe

A eletrificação dos automóveis é um caminho sem volta. A busca de sistemas de propulsão mais eficientes são fundamentais para reduzir emissões e atender legislações ambientais. Sistemas híbridos são apontados como o caminho mais rápido para atingir metas e não sobrecarregar o sistema energético. Além de amigos da natureza, a combinação de motor a combustão e elétrico também é uma solução inteligente para veículos utilitários. A Jeep entrou no segmento com sua linha 4xe, que são os primeiros modelos eletrificados das marcas norte-americanas da FCA.

Ao contrário do 4×4 convencional, o 4xe faz uso do motor a combustão para tracionar as rodas dianteiras e uma unidade elétrica para girar as rodas traseiras. A solução da Fiat não é novidade, a Volvo oferece seus utilitários em versão híbrida plug-in (com carregamento externo), que utilizam o mesmo conceito. Até mesmo o esportivo S60 T8 adota esse conjunto.

Além de ser mais eficiente, o conjunto híbrido reduz componentes mecânicos como eixo cardã e diferencial central, que ocupam espaço e são muito pesados. Dessa forma, o acionamento da tração traseira – que hoje é feita pelo sistema eletromecânico, por meio de um seletor no console – passa a ser eletrônico, reduzindo risco de quebras.

Motorização

No caso do Jeep Compass e Renegade, as versões 4xe combinarão o motor 1.3 turbo com o módulo elétrico com cerca de 250 cv combinados. Eles ainda contam com sistema de recarregamento de baterias por fonte externa (plug-in), que pode ser feito na rede doméstica, em módulos de recarga rápida ou eletropostos. O powertrain promete oferecer a mesma desenvoltura que o atual conjunto que utiliza motor 2.0 turbo diesel de 170 cv, caixa de nove marchas e tração 4×4.

A diferença é que os modelos Jeep 4xe prometem menor consumo, uma vez que o motor elétrico ofertará um grande volume de torque quando há necessidade de tração nas quatro rodas, situação em que há grande consumo de combustível.

Veterano

Já sobre o sistema do Wrangler a FCA faz segredo. Por aqui a empresa não garante que o “pai dos jipes” terá sistema semelhante aos do Renegade e Compass. O que é fato é que ele também conta com sistema de recarga do tipo plug-in.

Brasil

Por aqui, tudo isso é ficção científica, sem a menor possibilidade de lançamento a curto prazo. O que chega esse ano é o motor 1.3 turbo para substituir o 1.8 Etorq.

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Fotos: divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br