Jeep Compass turbodiesel está com os dias contados

Jeep Compass turbodiesel está com os dias contados

Marca vai lançar Jeep Compass 2025 com motor 2.0 Hurricane com 272 cavalos. Mercado de motores diesel apresenta retração

O Jeep Compass 2025 deverá seguir o mesmo caminho do irmão menor, Jeep Renegade. O marca americana vai retirar a opção pelo motor 2.0 turbodiesel MultiAir de 170 cavalos. E não é mera cartada da Jeep: o mercado dos veículos diesel está reduzindo!

As informações são da Quatro Rodas, apesar de esta tendência ter sido vista já por quem atua no mercado de usados e seminovos. A revista, baseada em fonte secreta, afirma que o Compass vai perder os motores diesel, que serão substituídos por uma opção a gasolina. E isso vai acontecer no primeiro semestre de 2024.

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O Jeep Compass 2025 vai ganhar o motor 2.0 Hurricane, que já equipa a Ram Rampage. No quesito potência e torque, será uma troca favorável, já que o 2.0 TD tem 170 Nm e 350 Nm de torque, enquanto o 2.0 turbo a gasolina rende 272 cv e 400 Nm de torque. O

A decisão de encerrar a produção do Compass a diesel é fundamentada na mudança de comportamento do mercado automotivo. A demanda por veículos movidos a diesel tem apresentado declínio, evidenciado pela dificuldade de comercialização de modelos seminovos a diesel nas concessionárias.

Nem precisa ser gênio. Basta fazer as contas. Há algum tempo o diesel era muito mais barato e mesmo assim, o custo elevado do modelo exigia que o proprietário rodasse muito para valer a pena. Mas atualmente a lógica se inverteu. O valor do diesel está mais caro que a gasolina e a conta não fecha.

Veja o exemplo da versão intermediária Longitude. Atualmente, o Compass nessa configuração é vendido por R$ 199.700 com motor 1.3 T270 turboflex. O equivalente Longitude TD350 custa R$ 248.790. Basta uma conta rápida para ver que a diferença não vale a pena.

Além do motor 2.0 Hurricane, o Jeep Compass 2025 é um dos cotados para receber o primeiro motor híbrido flex da Stellantis. Nesse caso, com um valor mais próximo da realidade do mercado, o SUV médio ficaria bem interessante e de fato deixaria o diesel para o passado.

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Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br