Jeep Compass turbodiesel está com os dias contados
Marca vai lançar Jeep Compass 2025 com motor 2.0 Hurricane com 272 cavalos. Mercado de motores diesel apresenta retração
O Jeep Compass 2025 deverá seguir o mesmo caminho do irmão menor, Jeep Renegade. O marca americana vai retirar a opção pelo motor 2.0 turbodiesel MultiAir de 170 cavalos. E não é mera cartada da Jeep: o mercado dos veículos diesel está reduzindo!
As informações são da Quatro Rodas, apesar de esta tendência ter sido vista já por quem atua no mercado de usados e seminovos. A revista, baseada em fonte secreta, afirma que o Compass vai perder os motores diesel, que serão substituídos por uma opção a gasolina. E isso vai acontecer no primeiro semestre de 2024.
Mais conteúdo:
- Toyota vai destinar célula de hidrogênio para veículos comerciais
- Lançamento: Fastback Abarth: Melhor que o Irmão
- Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
- ‘É impossível imaginar um mundo sem Jeep’, diz CEO Global
- Zema: carro elétrico vai destruir milhões de empregos no Brasil
O Jeep Compass 2025 vai ganhar o motor 2.0 Hurricane, que já equipa a Ram Rampage. No quesito potência e torque, será uma troca favorável, já que o 2.0 TD tem 170 Nm e 350 Nm de torque, enquanto o 2.0 turbo a gasolina rende 272 cv e 400 Nm de torque. O
A decisão de encerrar a produção do Compass a diesel é fundamentada na mudança de comportamento do mercado automotivo. A demanda por veículos movidos a diesel tem apresentado declínio, evidenciado pela dificuldade de comercialização de modelos seminovos a diesel nas concessionárias.
Nem precisa ser gênio. Basta fazer as contas. Há algum tempo o diesel era muito mais barato e mesmo assim, o custo elevado do modelo exigia que o proprietário rodasse muito para valer a pena. Mas atualmente a lógica se inverteu. O valor do diesel está mais caro que a gasolina e a conta não fecha.
Veja o exemplo da versão intermediária Longitude. Atualmente, o Compass nessa configuração é vendido por R$ 199.700 com motor 1.3 T270 turboflex. O equivalente Longitude TD350 custa R$ 248.790. Basta uma conta rápida para ver que a diferença não vale a pena.
Além do motor 2.0 Hurricane, o Jeep Compass 2025 é um dos cotados para receber o primeiro motor híbrido flex da Stellantis. Nesse caso, com um valor mais próximo da realidade do mercado, o SUV médio ficaria bem interessante e de fato deixaria o diesel para o passado.
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
- Jeep Compass Blackhawk – Teste do Camanzi
- Fiat Titano Volcano 2025 – Boa pra Trabalho