IPVA 2024: Porsche 918 Spyder tem o imposto mais caro de SP
Superesportivo é avaliado em R$ 14 mi e São Paulo tem três unidades registradas. IPVA 2024 do Porsche dá para comprar um apartamento
O Governo de São Paulo revelou detalhes sobre o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2024 SP), devido a todos os proprietários no estado. O tributo poderá ser dividido em até cinco vezes ou com desconto de 3% à vista para pagamento em janeiro.
O parcelamento, talvez, poderá ser a opção do maior valor do IPVA 2024 em SP! Mais uma vez, proprietários de Porsche 918 Spyder 2015 terão um boleto salgado para quitar no próximo ano. Segundo o governo, o IPVA do modelo será de R$ 562.984,48. Ou seja, somente com imposto seria possível comprar um apartamento ou uma frota de carros populares!
Por outro lado, o imposto ficou mais barato (ou menos caro): redução de 4,1% em SP em 2024, conforme tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa analisou 12.642 modelos, apontando queda nos automóveis, com -5,11%. A frota total do estado é de cerca de 28,3 milhões de veículos, e a arrecadação estimada para 2024 é de R$ 27,6 bilhões.
No caso do IPVA mais caro de SP, o Porsche 918 Spyder tem valor de mercado avaliado em 14.074.612,00, ante os R$ 14.448.039,00 de 2023. Trata-se de um esportivo exclusivo em nível mundial, daí o valor tão alto. Entre os proprietários de uma unidade, está o atacante do Milan Zlatan Ibrahimović.
Isso acontece porque São Paulo, assim como Minas Gerais, possui uma das maiores alíquotas do IPVA 2023 do Brasil. No caso, o valor do tributo é de 4% do valor do veículo segundo a tabela Fipe. E, mais uma vez, o valor tem aumento devido aquecimento da economia.
O 918 Spyder é um carro que mantém uma longa tradição de supercarros esportivos na Porsche. Ele vem da mesma linha de modelos como Carrera GTS, o primeiro Porsche Turbo, o 959 , o 911 GT1 e o Carrera GT. São superesportivos clássicos, geralmente lançados uma vez a cada década.
O Porsche 918 Spyder teve 918 unidades produzidas e vendidas entre 2013 e 2015. São carros muito valorizados no mercado mundial até hoje. É um modelo híbrido com um motor central V8 e dois elétricos. Trata-se de um conjunto utilizado para disputar as 24 horas de Le Mans. Ou seja, um carro de corrida homologado para as ruas.
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O motor V8 é acoplado a um motor elétrico no eixo traseiro. Com configuração híbrida paralela, o 918 Spyder pode ser movido pelo eixo traseiro individualmente pelo motor de combustão ou pelo motor elétrico, ou por meio de ambos os acionamentos juntos. Como é típico de um supercarro esportivo da Porsche, a unidade de força no 918 Spyder foi colocado na frente do eixo traseiro e não tem uma conexão mecânica direta com o eixo dianteiro. Uma transmissão automatizada Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete velocidades controla a transmissão de força para o eixo traseiro.
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Existe outro motor elétrico independente que gera aproximadamente 95 kW de potência no eixo dianteiro. A unidade de tração elétrica dianteira aciona as rodas em uma relação de transmissão fixa. Um desacoplador desacopla o motor elétrico em altas velocidades para evitar que o motor acelere em excesso. O torque de transmissão é controlado de forma independente para cada eixo, criando uma função de tração nas quatro rodas.
IPVA 2024 SP
A tabela do IPVA 2023 SP começa 11 de janeiro de 2023. Segundo o governo de SP, passada a fase mais grave da pandemia da Covid-19, o mercado reaqueceu de 2020 para 2021 valorizando o preço dos carros usados em 22,54% nos carros usados. Em 2022, contudo, o valor venal dos veículos seminovos ou usados teve variação média bem menor, atingindo 10,77%, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) encomendada pela Secretaria de Fazenda e Planejamento. O levantamento da Fipe é baseado nos valores de mercado apurados em setembro/outubro de 2022, em comparação com igual período de 2021.
O calendário de pagamento oferece opções para os proprietários. Para pagamento à vista em janeiro, há desconto de 3%, enquanto em fevereiro a cota única não possui desconto. O parcelamento, sem desconto, permite escolher entre três, quatro ou cinco vezes, com valores mínimos de R$ 70,72, dependendo do mês de quitação. É importante ressaltar que o IPVA dos caminhões tem prazos específicos, com desconto de 3% para pagamento integral em janeiro e vencimento em abril para pagamento à vista sem desconto.
Para consultar o valor venal do automóvel para 2024, a Sefaz-SP preparou uma página simplificada de consulta, no Sistema de Veículos (Sivei) do portal, bastando o proprietário informar a placa do veículo.
Calendário de pagamento
Os proprietários poderão escolher entre as seguintes formas de pagamento com vencimentos de acordo com o final de placa:
- À vista
- – Cota única em janeiro com desconto de 3%;
- – Cota única em fevereiro, sem desconto;
- Parcelamento, sem desconto, cota mínima de R$ 70,72
- – Em 3 vezes, de janeiro a março (IPVA entre R$ 212,16 e R$ 282,87);
- – Em 4 vezes, de janeiro a abril (IPVA entre R$ 282,88 e R$ 353,59);
- – Em 5 vezes, de janeiro a maio (IPVA acima de R$ 353,60).
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E se atrasar o IPVA 2024?
O atraso no pagamento do IPVA sujeita o contribuinte a multa diária de 0,33% e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa atinge 20% do valor do imposto. A inadimplência impede o licenciamento do veículo, podendo resultar em apreensão, multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.
A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Calendário de vencimento do IPVA-2024
Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares | |||||
Mês | janeiro | fevereiro | março | abril | maio |
Parcela | 1ª Parcela ou Cota Única COMDesconto | 2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto | 3ª Parcela | 4ª Parcela | 5ª Parcela |
Placa | Vencimento | Vencimento | Vencimento | Vencimento | Vencimento |
Final 1 | 11/jan | 11/fev | 11/mar | 11/abr | 11/mai |
Final 2 | 12/jan | 12/fev | 12/mar | 12/abr | 12/mai |
Final 3 | 15/jan | 15/fev | 15/mar | 15/abr | 15/mai |
Final 4 | 16/jan | 16/fev | 16/mar | 16/abr | 16/mai |
Final 5 | 17/jan | 17/fev | 17/mar | 17/abr | 17/mai |
Final 6 | 18/jan | 18/fev | 18/mar | 18/abr | 18/mai |
Final 7 | 19/jan | 19/fev | 19/mar | 19/abr | 19/mai |
Final 8 | 22/jan | 22/fev | 22/mar | 22/abr | 22/mai |
Final 9 | 23/jan | 23/fev | 23/mar | 23/abr | 23/mai |
Final 0 | 24/jan | 24/fev | 24/mar | 24/abr | 24/mai |
Caminhões e Caminhões-tratores | |||||||
Mês | janeiro | março | abril | maio | julho | agosto | setembro |
Parcela | Cota Única COM Desconto | 1ª Parcela | Cota Única SEM Desconto | 2ª Parcela | 3ª Parcela | 4ª Parcela | 5ª Parcela |
Placa | Vencimento | Vencimento | Vencimento | Vencimento | Vencimento | Vencimento | Vencimento |
Final 1 | 11/jan | 20/mar | 19/abr | 20/mai | 20/jul | 20/ago | 20/set |
Final 2 | 12/jan | ||||||
Final 3 | 15/jan | ||||||
Final 4 | 16/jan | ||||||
Final 5 | 17/jan | ||||||
Final 6 | 18/jan | ||||||
Final 7 | 19/jan | ||||||
Final 8 | 22/jan | ||||||
Final 9 | 23/jan | ||||||
Final 0 | 24/jan |