IPVA 2024: Porsche 918 Spyder tem o imposto mais caro de SP

IPVA 2024: Porsche 918 Spyder tem o imposto mais caro de SP
Porsche 918 Spyder: superesportivo híbrido vai pagar mais de meio milhão em IPVA 2024

Superesportivo é avaliado em R$ 14 mi e São Paulo tem três unidades registradas. IPVA 2024 do Porsche dá para comprar um apartamento


O Governo de São Paulo revelou detalhes sobre o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2024 SP), devido a todos os proprietários no estado. O tributo poderá ser dividido em até cinco vezes ou com desconto de 3% à vista para pagamento em janeiro.

O parcelamento, talvez, poderá ser a opção do maior valor do IPVA 2024 em SP! Mais uma vez, proprietários de Porsche 918 Spyder 2015 terão um boleto salgado para quitar no próximo ano. Segundo o governo, o IPVA do modelo será de R$ 562.984,48. Ou seja, somente com imposto seria possível comprar um apartamento ou uma frota de carros populares!

Por outro lado, o imposto ficou mais barato (ou menos caro): redução de 4,1% em SP em 2024, conforme tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa analisou 12.642 modelos, apontando queda nos automóveis, com -5,11%. A frota total do estado é de cerca de 28,3 milhões de veículos, e a arrecadação estimada para 2024 é de R$ 27,6 bilhões.

Porsche 918 Spyder: apenas 918 unidades produzidas
Porsche 918 Spyder: apenas 918 unidades produzidas

No caso do IPVA mais caro de SP, o Porsche 918 Spyder tem valor de mercado avaliado em 14.074.612,00, ante os R$ 14.448.039,00 de 2023. Trata-se de um esportivo exclusivo em nível mundial, daí o valor tão alto. Entre os proprietários de uma unidade, está o atacante do Milan Zlatan Ibrahimović.

Isso acontece porque São Paulo, assim como Minas Gerais, possui uma das maiores alíquotas do IPVA 2023 do Brasil. No caso, o valor do tributo é de 4% do valor do veículo segundo a tabela Fipe. E, mais uma vez, o valor tem aumento devido aquecimento da economia.

O 918 Spyder é um carro que mantém uma longa tradição de supercarros esportivos na Porsche. Ele vem da mesma linha de modelos como Carrera GTS, o primeiro Porsche Turbo, o 959 , o 911 GT1 e o Carrera GT. São superesportivos clássicos, geralmente lançados uma vez a cada década.

O Porsche 918 Spyder teve 918 unidades produzidas e vendidas entre 2013 e 2015. São carros muito valorizados no mercado mundial até hoje. É um modelo híbrido com um motor central V8 e dois elétricos. Trata-se de um conjunto utilizado para disputar as 24 horas de Le Mans. Ou seja, um carro de corrida homologado para as ruas.

O motor V8 é acoplado a um motor elétrico no eixo traseiro. Com configuração híbrida paralela, o 918 Spyder pode ser movido pelo eixo traseiro individualmente pelo motor de combustão ou pelo motor elétrico, ou por meio de ambos os acionamentos juntos. Como é típico de um supercarro esportivo da Porsche, a unidade de força no 918 Spyder foi colocado na frente do eixo traseiro e não tem uma conexão mecânica direta com o eixo dianteiro. Uma transmissão automatizada Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete velocidades controla a transmissão de força para o eixo traseiro.

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Existe outro motor elétrico independente que gera aproximadamente 95 kW de potência no eixo dianteiro. A unidade de tração elétrica dianteira aciona as rodas em uma relação de transmissão fixa. Um desacoplador desacopla o motor elétrico em altas velocidades para evitar que o motor acelere em excesso. O torque de transmissão é controlado de forma independente para cada eixo, criando uma função de tração nas quatro rodas.

Existem três unidades do carro no Brasil
Existem três unidades do carro no Brasil

IPVA 2024 SP

A tabela do IPVA 2023 SP começa 11 de janeiro de 2023. Segundo o governo de SP, passada a fase mais grave da pandemia da Covid-19, o mercado reaqueceu de 2020 para 2021 valorizando o preço dos carros usados em 22,54% nos carros usados.  Em 2022, contudo, o valor venal dos veículos seminovos ou usados teve variação média bem menor, atingindo 10,77%, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) encomendada pela Secretaria de Fazenda e Planejamento. O levantamento da Fipe é baseado nos valores de mercado apurados em setembro/outubro de 2022, em comparação com igual período de 2021. 

O calendário de pagamento oferece opções para os proprietários. Para pagamento à vista em janeiro, há desconto de 3%, enquanto em fevereiro a cota única não possui desconto. O parcelamento, sem desconto, permite escolher entre três, quatro ou cinco vezes, com valores mínimos de R$ 70,72, dependendo do mês de quitação. É importante ressaltar que o IPVA dos caminhões tem prazos específicos, com desconto de 3% para pagamento integral em janeiro e vencimento em abril para pagamento à vista sem desconto.

Para consultar o valor venal do automóvel para 2024, a Sefaz-SP preparou uma página simplificada de consulta, no Sistema de Veículos (Sivei) do portal, bastando o proprietário informar a placa do veículo.

Calendário de pagamento 

Os proprietários poderão escolher entre as seguintes formas de pagamento com vencimentos de acordo com o final de placa: 

  • À vista​​​​
  • – Cota única em janeiro com desconto de 3%;
  • – Cota única em fevereiro, sem desconto; 
  • Parcelamento, sem desconto, cota mínima de R$ 70​,72​
  • – Em 3 vezes, de janeiro a março (IPVA entre R$ 212,16 e R$ 282,87);
  • – Em 4 vezes, de janeiro a abril (IPVA entre R$ 282,88 e R$ 353,59);
  • – Em 5 vezes, de janeiro a maio (IPVA acima de R$ 353,60).

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E se atrasar o IPVA 2024?

O atraso no pagamento do IPVA sujeita o contribuinte a multa diária de 0,33% e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa atinge 20% do valor do imposto. A inadimplência impede o licenciamento do veículo, podendo resultar em apreensão, multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto. 

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Calendário de vencimento do IPVA-2024​ 

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mêsjaneirofevereiromarçoabrilmaio
Parcela1ª Parcela ou Cota Única COMDesconto2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimento
Final 111/jan11/fev11/mar11/abr11/mai
Final 212/jan12/fev12/mar12/abr12/mai
Final 315/jan15/fev15/mar15/abr15/mai
Final 416/jan16/fev16/mar16/abr16/mai
Final 517/jan17/fev17/mar17/abr17/mai
Final 618/jan18/fev18/mar18/abr18/mai
Final 719/jan19/fev19/mar19/abr19/mai
Final 822/jan22/fev22/mar22/abr22/mai
Final 923/jan23/fev23/mar23/abr23/mai
Final 024/jan24/fev24/mar24/abr24/mai
Caminhões e Caminhões-tratores
Mêsjaneiromarçoabrilmaiojulhoagostosetembro
ParcelaCota Única COM Desconto1ª ParcelaCota Única SEM Desconto2ª Parcela3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimento
Final 111/jan20/mar19/abr20/mai20/jul20/ago20/set
Final 212/jan
Final 315/jan
Final 416/jan
Final 517/jan
Final 618/jan
Final 719/jan
Final 822/jan
Final 923/jan
Final 024/jan

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Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br