ID. Buzz e Kombi T1: netinha encontra a vovó

ID. Buzz e Kombi T1: netinha encontra a vovó

Minivan elétrica encontra clássica Kombi nos galpões de São Bernardo do Campo. ID.Buzz tem design inspirado no veículo que foi fabricado no Brasil

A Volkswagen realizou mais uma ação com a nova ID. Buzz, a “Kombi do Futuro”. A minivan elétrica foi exibida no Rock in Rio 2022 e agora tem um encontro especial: a ID. Buzz esteve na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) para posar ao lado de uma Kombi 1961, primeira geração do utilitário, conhecida pelo apelido de “vovozinha”.

A Kombi é muito importante para a Volkswagen, pois foi o primeiro carro produzido no Brasil, em 1957. Antes do que o popular Fusca, por sinal. E foi justamente em São Bernardo do Campo que essa histórica começou, na época de com índice de 50% de nacionalização.

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A Volkswagen promoveu esse “encontro de gerações”, uma vez que a nova ID. Buzz carrega em seu design elementos que remetem ao clássico utilitário. A marca fez os dois modelos circularem pelos galpões aonda milhares de Kombis foram produzidas entre 1957 e 2013. 

Kombi 1961 x ID.Buzz

A vovozinha das fotos é uma unidade que faz parte do acervo de veículos da Volks. O modelo tem pintura “saia-e-blusa” nas cores branco Lótus e vermelho Calipso e tem como detalhe a seta na coluna B no estilo “bananinha”. O veículo foi comprado pela Volkswagem em 2012 e desde 2019 permanece na Garage VW, junto com outros clássicos.

A nova ID.Buzz também ostenta pintura saia-e-blusa; duas unidades estão no Brasil: uma amarelo Lime e outra verde Leaf. Na parte de dentro, mais inspiração da Kombi T1, com linhas muito horizontalizadas e cluster diminuto, centralizado no volante. Mas claro que a Kombi elétrica tem vários recursos digitais climatização eletrônica e assistentes de condução.

Kombi T1 vista do interior com estilo retrô mas com recursos tecnológicos da ID.Buzz
Kombi T1 vista do interior com estilo retrô mas com recursos tecnológicos da ID.Buzz

A ID Buzz é equipado com motor de 150 kW, que corresponde a 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Ou seja, ele tem cavalaria semelhante ao motor 2.0 TSI, com a vantagem de ter toda a oferta de torque em tempo integral. A minivan tem bateria de 77 kWh e m pontos de recarga de alta potência, de 170 kW, é possível recuperar 80% dos 600 km de autonomia em 30 minutos.

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A presença das unidades para testes de engenharia e participação em eventos e ativações da marca indica interesse de que o produto seja lançado oficialmente no Brasil. Os novos elétricos ID.3 e ID.4 já estão confirmados para a região.

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Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br