Sedã elétrico premium terá até 620 km de autonomia para disputar com BMW e Tesla. ID Aero chega em 2023 na China e Europa, mas com vocação global
A Volkswagen revelou o conceito do seu mais novo integrante da família ID., a gama de veículos 100% elétricos. Trata-se do Volkswagen ID. Aero, o primeiro sedã totalmente eletrificado da marca alemã. Para o mercado nacional, já temos confirmados os hatches ID.3 e ID.4. A novidade é um modelo global e, caso a subsidiária brasileira encontre espaço, nada impede dele aportar por aqui!
O Volkswagen ID. Aero foi revelado ainda como conceito, mas com linhas praticamente definidas. Não foram divulgadas imagens do interior do sedã. O carro já tem lançamento confirmado para a China em 2023, com a Europa logo na sequência.
Leia também
Picape Tarok pode ser fabricada no Brasil
Polo e Virtus ganham VW Play
Polo GTI estreia novo visual
O carro tem quase cinco metros de comprimento e foi projetado com base em princípios aerodinâmicos. O teto inclina-se na coluna C para dar o efeito de um cupê que, além do estilo, garante um coeficiente aerodinâmico de 0,23. Ele foi criado na plataforma elétrica modular (MEB) da Volkswagen, o que permite uma longa distância entre eixos e um interior espaçoso.
Em relação ao design, o ID. Aero predomina em sobriedade com linhas aerodinâmicas. A dianteira tem a linguagem já conhecida pelos hatches; é na lateral que o carro ganha elegância para disputar entre os premium, com direito a rodas de 22″ e o estilo fastback. O conceito exibe uma nova cor Polar Light Blue Metallic: metálica clara com pigmentos que criam um brilho dourado em condições de luz adequadas. O teto é pintado em preto brilhante para contrastar com a carroceria do veículo.
A Volkswagen não revelou detalhes do conjunto elétrico, nem dados sobre desempenho. Mas declarou que ele terá conjunto de baterias de ions de lítio com 77 kWh. O VW ID. Aero promete autonomia de até 620 quilômetros no ciclo WLTP.
Esses números sugerem que a Volkswagen vá aplicar no Aero conjunto semelhante ao do ID.5, que tem dois motores elétricos. O sedã da Volks será concorrente de modelos como o BMW i4 e o Tesla Model 3. Aliás, a marca já revelou que pretende tomar da americana a liderança dos elétricos!
Fique pertinho da gente:
Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.