Hyundai Santa Cruz dá as caras
A Hyundai finalmente apresentou a versão definitiva da picape Santa Cruz. O utilitário que foi revelado em 2015, como carro conceito chega para concorrer no segmento de picapes compactas no mercado norte-americano.
A Santa Cruz segue o mesmo conceito de arquitetura que a Fiat Toro, com uso de carroceria monobloco e caçamba integrada. Nas picapes médias convencionais, cabine e compartimento de carga são independentes e montados sobre as longarinas do chassi.
No entanto, a rival da Santa Cruz não será o modelo italiano, mas a japonesa Honda Ridgeline, que está em sua segunda geração. Suas medidas são maiores que as da Toro. Ela tem cinco metros de comprimento, contra 4,92 m da picape pernambucana. Por outro lado, é cerca de 30 cm menor que uma Chevrolet S10.
Visual da Santa Cruz
Visualmente, o conceito de 2015 era bem mais agradável que o modelo final. A Santa Cruz adota a atual identidade visual da marca com grade em forma de trapézio que se funde aos faróis, como o novo Tucson. Ela é mais agradável que o HB20 e o futuro Creta, mas não se compara com o visual da versão conceitual, que também derivava da geração passada.
Boa parte dos elementos do conceito foram integrados no carro final, como por exemplo a coluna C. As portas traseiras substituíram as pequena portinholas (que era comum nas antigas versões Crew Cab). A seção traseira também foi redesenhada com formas retangulares e o nome gravado na tampa da caçamba. As rodas são aro 20, mas há opção com rodas de 18 polegadas e pneus para uso off-road.
Motores
A Santa Cruz é oferecida com dois motores, partindo de uma unidade 2.5 aspirada de 190 cv e outra, também com 2,5 litros de deslocamento, mas com auxílio de turbocompressor, com 275 cv. Nos dois casos a tração é integral e a transmissão é de oito marchas.
Conteúdos
A Hyundai mostrou tudo, menos o painel da Santa Cruz. No entanto revelou que o carro tem quadro de instrumentos digital e uma central multimídia. O carro também conta com assistentes de condução, partida sem chave, dentre outros recursos.
Brasil
A Santa Cruz é um picape que caberia no mercado brasileiro, para disputar terreno junto com a Fiat Toro no segmento intermediário, que tem desempenho superior às médias. No entanto, a Hyundai deixa claro que não tem intenção de trazer a picape.
E as razões são plausíveis. Fabricar o carro aqui demandaria um investimento monstruoso em Piracicaba (SP). E o cenário econômico brasileiro não é o mais favorável para gordos aportes.
Já trazer o utilitário para o Brasil, faria dele caro demais. Isso porque a picape é fabricada na planta da Hyundai no Alabama (EUA), condição que pagaria alíquota cheia do imposto de importação, o que a tornaria incapaz de competir no mercado.
Fotos: Hyundai/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50