Huayra R segue passos do Zonda

Huayra R segue passos do Zonda

Em 2009 a Pagani deslocou o eixo magnético da Terra quando levou o Zonda R para dar uma volta no Anel Norte de Nurburgring, o Nordschleife. O supercarro para uso em circuito fechado completou os quase 23 mil metros do traçado em 6m47s. Com 15 unidades produzidas, uma delas foi a sensação do Salão do Automóvel de São Paulo, de 2010. Agora a marca italiana apresenta o Huyara R.

O novo Pagani chega para dar continuidade ao legado do Zonda R. Feito para uso em pistas, o bólido teve sua carroceria totalmente ajustada para entregar a melhor aerodinâmica possível.

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Ele perdeu as aletas móveis, na dianteira, mas ganhou tomadas e saídas de ar para amplificar efeito solo, de modo que mantenha praticamente o mesmo controle dinâmico, mas de acordo com regulamentos de competição. A carroceria foi alongada no balanço traseiro para contribuir com o downforce, além de receber uma imensa asa.

HUAYRA R

“Os carros de corrida de hoje são focados exclusivamente na aerodinâmica e são em grande parte produto do túnel de vento. Nos anos 60 e 70, porém, os carros eram muito rápidos, certamente perigosos, mas bonitos. Protótipos de carros esportivos como o Ferrari P4 ou o Ford GT40 , ou os carros de Le Mans, tinham linhas extremamente atraentes, que ainda hoje são uma grande fonte de inspiração para os nossos carros. O Porsche 917 é o meu favorito, com seu formato romântico e arrojado, que dá a impressão de um carro muito rápido, é lindo, elegante e atemporal. Deste desejo de liberdade e da experiência do Zonda R e dos carros do passado, surgiu a ideia do Huayra R, como uma lufada de ar fresco”, afirma o fundador da marca, o argentino Horacio Pagani.

Motor do Huayra R

HUAYRA R

O Huayra R recebeu um novo motor Pagani V12-R, desenvolvido em parceria com a HWA AG, equipe de Fórmula 3, vinculada à Mercedes-Benz. Para quem não sabe, a Mercedes sempre foi fornecedora de motores para a Pagani, mas com ajustes exclusivos para a italiana.

Trata-se de uma V12 6.0 aspirado de 850 cv e 75 mkgf de torque. Para se ter uma ideia, geralmente esses volumes de potência são obtidos com motores auxiliados por turbocompressor e compressores mecânicos. O segredo do V12-R está no seu sistema de injeção direta com 200 bar de pressão.

HUAYRA R

Segundo a Pagani, a intenção era resgatar o romantismo do som dos antigos motores dos Fórmula 1 dos anos 1980.E o motor grita. O pico de potência do Huayra R aparece a 8.500 rpm. Já o torque está disponível entre 5.500 e 8.300 giros.

A transmissão sequencial de seis marchas também foi desenvolvida junto com a HWA. Ela conta com embreagem de três discos e pesa apenas 80 quilos, enquanto o V12 tem apenas 198 quilos, um dos mais leves já construídos. Tudo isso resulta no peso total de 1.050 quilos, o que faz dele um carro tão leve como um bólido de competição.

Ele ainda conta com estrutura em tecnologia carbo-titânio, suspensão de competição, com amortecedores com ajuste eletrônico, freios Brembo de cerâmica de 410 mm, na frente, e 390 mm, atrás. As rodas são de alumínio, aro 19, calçadas com pneus Pirelli P-Zero.

HUAYRA R

Devido ao sofisticado conjunto aerodinâmico, o Huayra R tem velocidade máxima de 320 km/h. Pode parecer pouco, diante de supercarros que ultrapassam os 400 km/h. Mas o fato é que o novo Pagani oferece velocidades médias extremamente elevadas, já que consegue engolir curvas sem precisar desacelerar em excesso.

Agora é ver como ele vai se comportar no Inferno Verde.

 


Fotos: Pagani/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br