HR-V segue como modelo com menor desvalorização do mercado

HR-V segue como modelo com menor desvalorização do mercado

Uma das preocupações do consumidor, na hora de investir em um carro novo, é o quanto o automóvel irá se desvalorizar. Afinal, o usado sempre vale como moeda de troca na hora de uma nova negociação. O que gera o receio de comprar um modelo de alta depreciação e que na hora da troca não terá bom valor como entrada.

Uma boa dica é verificar a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), e verificar como tem sido o histórico do modelo pretendido. Mas vamos facilitar as coisas para o leitor e enumerar os modelos com menor desvalorização, segundo a agência Autoinforme, que publica o “Estudo de Depreciação”.

O Honda HR-V segue na liderança como modelo de menor depreciação do mercado brasileiro. O carrinho que é o vice-líder no segmento de utilitários-esportivos (SUVs), tem uma depreciação no primeiro ano de uso de 8,8%, devido à demanda aquecida pelo modelo.

Na segunda posição, está o Jeep Compass. O SUV médio é atual líder de vendas no segmento de utilitários e anota desvalorização de 9,1%. Tal como o HR-V, a grande procura pelo modelo tem mantido seu valor de revenda elevado.

Líder absoluto de emplacamentos no Brasil, o Chevrolet Onix, surge com índice de depreciação de 9,2%. Trata-se do melhor desempenho entre modelos populares e compactos. Na sequência, modelos como Fiat Toro, Nissan Kicks, Toyota Corolla e Volkswagen up! empatam com depreciação média 9,3%, segundo a pesquisa da Autoinforme.

[su_slider source=”media: 13731,13729,13730,13728,13727″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

O oitavo modelo com menor desvalorização da praça é o monovolume Honda Fit, com 9,7%. O compacto japonês é um carro que mantem o valor de revenda devido à grande demanda e pelo fato de praticamente não ser encontrado nos pátios de revendedores de seminovos e usados.

Um degrau abaixo, o Hyundai HB20S, é o sedã compacto com melhor desempenho no índice da Autoinforme, com depreciação de 10,2%, enquanto o Honda City fecha o ranking dos dez mais valorizados, com perda de apenas 10,3% no primeiro ano de uso.

Vale destacar que a Honda tem se mostrado como uma das marcas com melhor desempenho segundo o estudo, onde o Civic ainda figura com depreciação de apenas 10,5% no primeiro ano de uso.

 

Fotos: divulgação montadora e internet

 

[su_divider]

 

Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).

Contato: (31) 99245-0855

[su_divider]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br