HR-V segue como modelo com menor desvalorização do mercado
Uma das preocupações do consumidor, na hora de investir em um carro novo, é o quanto o automóvel irá se desvalorizar. Afinal, o usado sempre vale como moeda de troca na hora de uma nova negociação. O que gera o receio de comprar um modelo de alta depreciação e que na hora da troca não terá bom valor como entrada.
Uma boa dica é verificar a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), e verificar como tem sido o histórico do modelo pretendido. Mas vamos facilitar as coisas para o leitor e enumerar os modelos com menor desvalorização, segundo a agência Autoinforme, que publica o “Estudo de Depreciação”.
O Honda HR-V segue na liderança como modelo de menor depreciação do mercado brasileiro. O carrinho que é o vice-líder no segmento de utilitários-esportivos (SUVs), tem uma depreciação no primeiro ano de uso de 8,8%, devido à demanda aquecida pelo modelo.
Na segunda posição, está o Jeep Compass. O SUV médio é atual líder de vendas no segmento de utilitários e anota desvalorização de 9,1%. Tal como o HR-V, a grande procura pelo modelo tem mantido seu valor de revenda elevado.
Líder absoluto de emplacamentos no Brasil, o Chevrolet Onix, surge com índice de depreciação de 9,2%. Trata-se do melhor desempenho entre modelos populares e compactos. Na sequência, modelos como Fiat Toro, Nissan Kicks, Toyota Corolla e Volkswagen up! empatam com depreciação média 9,3%, segundo a pesquisa da Autoinforme.
[su_slider source=”media: 13731,13729,13730,13728,13727″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
O oitavo modelo com menor desvalorização da praça é o monovolume Honda Fit, com 9,7%. O compacto japonês é um carro que mantem o valor de revenda devido à grande demanda e pelo fato de praticamente não ser encontrado nos pátios de revendedores de seminovos e usados.
Um degrau abaixo, o Hyundai HB20S, é o sedã compacto com melhor desempenho no índice da Autoinforme, com depreciação de 10,2%, enquanto o Honda City fecha o ranking dos dez mais valorizados, com perda de apenas 10,3% no primeiro ano de uso.
Vale destacar que a Honda tem se mostrado como uma das marcas com melhor desempenho segundo o estudo, onde o Civic ainda figura com depreciação de apenas 10,5% no primeiro ano de uso.
Fotos: divulgação montadora e internet
[su_divider]
Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).
Contato: (31) 99245-0855
[su_divider]