HeForShe: Stellantis adere programa para promover equidade de gênero
Empresa assume programa da ONU para ampliar a equidade de gênero. Lideranças da Stellantis vão debater temas sobre HeForShe
A Stellantis, empresa dona da Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, dentre outras marcas, aderiu ao programa programa HeForShe (ElesPorElas). Criado pela ONU Mulheres, tem como objetivo de aumentar a compreensão do discurso de equidade de gênero.
A empresa reuniu lideranças homens para debater sobre a importância da compreensão do discurso de equidade, e incentivarem suas equipes a assumirem o compromisso “ElesPorElas”. O objetivo, segundo a montadora é criar um ambiente de negócios mais justo, igualitário e respeitoso.
“A gente quer trazer mais protagonismo para as mulheres, visto que, historicamente, o setor automotivo conta com presença majoritariamente masculina e isso não reflete mais o compromisso atual da Stellantis. A adoção do ‘HeForShe’ é uma forma de deixar mais claro o papel do homem na equidade de gênero em todos os setores da empresa, desde a manufatura até as lideranças”, declarou Vanessa Castanho, Head da Citroën para a América do Sul e sponsor do grupo de afinidade de gênero Women of Stellantis (WoS).
A Stellantis também tem uma série de práticas em vigor como parte de seu plano de Diversidade e Inclusão. Por exemplo, a empresa revisa seus processos internos para garantir que as mulheres sejam avaliadas por seus resultados, e não por viés de gênero. Além disso, incentiva a participação feminina em reuniões e projetos, dando crédito por suas realizações, e promove a participação equilibrada entre gêneros em processos de atração, desenvolvimento e promoções. Essas ações visam criar um ambiente de trabalho justo e equitativo para todas as pessoas, independentemente de seu gênero.
Um dos exemplos da força feminina na Stellantis a engenheira Erika Santos, responsável globalmente pela gestão de indicadores e melhoria de processos em estampagem e injeção. Ela tem interface com 40 fábricas em todo o mundo e sua função é contribuir para que as unidades de estampagem e injeção melhorem os processos, compartilhando melhores práticas e resultados.