Empresa elabora regras de atendimento com mimos para os clientes. GWM também promete seguro mais barato do que carros concorrentes
A GWM (Great Wall Motors) sabe que o consumidor brasileiro é desconfiado com montadoras chinesas. Se por um lado os produtos oferecidos e o preço agradaram, ainda paira desconfiança sobre como será o longo prazo com a marca. Por conta disso, a empresa planeja uma estratégia também agressiva no pós-venda. Há ainda uma boa expectativa com o valor do seguro.
A GWM realizou um seminário para revelar como vai atuar nesse quesito, bem como os preços das revisões dos seus três produto iniciais. A estratégia é defender o famoso “foco no cliente”, e para isso promete uma série de mimos e conforto aos proprietários.
A empresa afirma que vai oferecer atendimento humanizado, ou seja, nada de gravações chatas ou robôs: ligou no 0800, vai ser prontamente atendido por um atendente, bem como no canal digital pelo WhatsApp. Isso também valerá para as concessionárias: a promessa é zero stress na hora de levar o carro.
A GWM estabeleceu quatro pilares de atendimento, sendo o primeiro deles voltado para as vendas. Neste pilar, a empresa trabalhará com preços únicos para os carros em todos os estados, sem variação. Além disso, o cliente terá a opção de retirar o veículo diretamente na concessionária ou recebê-lo em casa. Por fim, a empresa assegura uma política de recompra do veículo usado por 85% da tabela Fipe na aquisição de um novo GWM.
Ok. E na hora de fazer uma revisão ou manutenção? A marca chinesa afirma que o tratamento será o mesmo, sem “entrada de serviços”. Os veículos da marca serão vendidos com 5 anos de garantia sem limite de quilometragem, enquanto o sistema híbrido terá garantia de 8 anos. Quem comprou o carro na pré-venda ganhará ainda o pacote “dois anos de tranquilidade”, que inclui a substituição de peças de desgaste natural.
Se o carro o precisar ficar mais de dois dias na loja, haverá veículo reserva. Outro mimo prometido, é o leva e trás da casa para concessionária, ao gosto do freguês. Além disso, caso o modelo seja híbrido plug-in, voltará para casa com a bateria em 100%.
GWM e peças made in China
Um temor justificado de proprietário de carro importado é ficar com o bem parado por dias (ou meses) à espera de uma peça vinda do exterior. Pois bem, as peças virão sim da China, mas a GWM montou uma logística especial para deixar tudo fluindo de forma rápida.
A marca contratou uma empresa especializada em logística localizada em Cajamar (SP), onde tem 2.500 posições de pallets reservadas e cerca de 50.000 peças em fluxo de entregas. A GWM destacou que 60% dos fornecedores de componentes de reposição na China são de propriedade da empresa.
A montadora já possui canais agilizados para o desembaraço alfandegário em portos e aeroportos, além de 10 containers reservados para este fluxo entre Brasil e China. Dessa forma, no caso de emergência, é possível trazer uma peça de lá para cá em apenas dois dias por via aérea. E o CD em Cajamar já possui estoque dos principais componentes.
Revisões e seguro
A Great Wall vai trabalhar com esquema de “preço fixo” para revisões de seus três modelos. O preço ficou interessante, considerando o porte e desempenho do conjunto. A manutenção corre de 12 em 12 mil quilômetros e a primeira revisão custará R$ 920.
Na condição mais cara, até o momento revelada, o automóvel chinês demandará R$ 1.500 nas versões híbridas plug-in ao completar quatro anos ou 48.000 km.
Modelo | 1 ano ou 12.000 km | 2 anos ou 24.000 km | 3 anos ou 36.000 km | 4 anos ou 48.000 km |
Haval H6 HEV | R$ 920 | R$ 920 | R$ 1.220 | R$ 1.220 |
Haval H6 PHEV e Haval H6 GT PHEV | R$ 920 | R$ 920 | R$ 1.220 | R$ 1.500 |
A empresa afirma ter feito reunião com várias seguradoras e também com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, responsável pela tabela FIPE. Os modelos deverão estar disponíveis para cotação a partir de abril de 2023. Contudo, o que a GWM tem apresentado para segurar o preço do prêmio é justamente essa promessa de peças mais em conta e agilidade na logística, o que agrada as seguradoras. Além disso, os sistemas ativos de segurança ajudam a evitar acidentes e reduzir custos de cobertura.
A GWM fez uma cotação junto à seguradora Tokio Marine do preço para apólices do H6 HEV, avaliado de R$ 209.000. O perfil é de homens casados, entre 40 e 50 anos, residentes em condomínios, com filhos menores de 18 anos, que possuem garagem no trabalho e rodam até 10.000 km por ano.
De acordo com a pesquisa, a apólice mais barata para este perfil seria em Brasília (DF), com um valor de R$ 3.917,68 e uma franquia de R$ 11.385, correspondendo a 1,87% do valor do veículo. Por outro lado, o valor mais alto apareceu em Recife (PE), com um custo de R$ 8.740,84 (4,18%) com a mesma franquia. Para São Paulo (SP), a apólice teria um valor de R$ 6.983,79 (3,34%) nas mesmas condições.
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