GWM adia fábrica no Brasil devido medidas do governo
Haval H6 será o primeiro carro fabricado pela GWM. Produção será no segundo semestre após medidas do governo e programa Mover
A GWM (Great Wall Motors) anunciou o adiamento da inauguração de sua fábrica em Iracemápolis (SP), inicialmente planejada para maio. A montadora chinesa agora prevê o lançamento da nova planta no segundo semestre deste ano. Segundo a empresa, a decisão é devido às recentes medidas adotadas pelo governo federal.
A GWM tem planos de investir R$ 10 bilhões no país, sendo R$ 6 bilhões destinados aos próximos três anos, até 2025. A aquisição da fábrica de carros da Mercedes-Benz em Iracemápolis fazia parte dessa estratégia, com a intenção de iniciar a produção de uma picape ainda neste ano. Mas o prazo e o veículo mudaram. Antes, a ideia era produzir primeiro a Poer, uma picape média. Agora, eles vão fabricar o Haval H6, um SUV médio que tem se destacado em vendas.
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
- Jeep Compass Blackhawk – Teste do Camanzi
- Fiat Titano Volcano 2025 – Boa pra Trabalho
A decisão de adiar a inauguração foi influenciada pelo retorno gradual do Imposto de Importação para veículos eletrificados e híbridos, implementado a partir de janeiro deste ano. Além disso, o anúncio do programa automotivo Mover, que visa incentivar a produção local de veículos com menor emissão de poluentes, também contribuiu para a revisão dos planos.
Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e diretor de relações governamentais da GWM, confirmou o adiamento em uma entrevista para o podcast Papo de Garagem. Ele destacou que, por enquanto, não há uma data específica para o início da produção na nova instalação.
“Não vamos começar a produção em maio. Tivemos que fazer uma mudança, uma atualização em razão das últimas decisões do governo. Não temos ainda um novo mês, mas será esse ano ainda, com certeza. O mês ainda vamos calibrar, até porque envolve presença de autoridades na inauguração”, explicou Bastos.
Além do modelo Haval H6, a GWM tem planos de fabricar mais sete modelos no Brasil, incluindo a picape Poer e o Ora 03, que concorre com o BYD Dolphin e vem ganhando destaque como um dos carros elétricos mais comercializados no país.
Mais conteúdo:
- Toyota vai destinar célula de hidrogênio para veículos comerciais
- Lançamento: Fastback Abarth: Melhor que o Irmão
- Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
- ‘É impossível imaginar um mundo sem Jeep’, diz CEO Global
- Zema: carro elétrico vai destruir milhões de empregos no Brasil