Guilhotina: VW corta encosto de cabeça do Up 2021

Guilhotina: VW corta encosto de cabeça do Up 2021

Guilhotina: Volkswagen literalmente corta encosto de cabeça do Up 2021 para não gastar com cinto de três pontos

Up 2021 – A engenharia brasileira é notável. Por aqui, montadoras operam verdadeiros milagres para ajustar modelos de outros mercados para o nosso. Um desses casos é o up!. O pequeno VW chegou ao mercado em 2014, cheio de evoluções adequadas às novas exigências de segurança que sepultaram seus ancestrais Kombi e Gol G4.

E como a ideia era fazer dele um sucessor do próprio G4, na base da gama, a Volks precisou “ajustar” o carro ao padrão tupiniquim. Primeiramente foi preciso esticar o carro para caber o estepe e trocar a tampa do porta-malas totalmente revestida de vidro por outra com o aço à mostra (mais barata).

E, por dentro, foi preciso tirar “gordura” nas laterais para espremer três adultos na segunda fileira. Algo quase desumano, mas a engenharia deu conta. Afinal, o Up não era para ser um carrinho descoladinho para o jovem brasileiro, ou aquela segunda opção na garagem para ir até o Centro, como é sua proposta na Europa. Aqui, ele seria o carro da família.

Mas, eis que a legislação brasileira passou a exigir cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes de automóveis em produção, a partir deste ano. A Fiat correu para pendurar um terceiro cinto no teto do Mobi, a Renault já tinha se antecipado em 2017, com o Kwid. Já a VW foi mais engenhosa: tirou o encosto de cabeça central do Up 2021.

Agora é definitivo que o carro leva apenas quatro passageiros, pois ele oferece cintos de segurança e encostos de cabeça somente para os passageiros das extremidades do banco traseiro. Os itens centrais foram removidos.

Nem mesmo a cadeirinha pode ser montada ao centro, pois o Isofix tem ganchos apenas para as posições laterais. Inclusive há um ícone de advertência estampado na forração do banco, que indica que não se pode colocar o assento infantil no centro.

A VW sacou que era mais barato vendê-lo como era seu projeto original, do que queimar vela com mau defunto. Afinal, o up! é um fracasso de vendas  e não há razão para gastar dinheiro no desenvolvimento do quinto cinto de três pontos, sendo que nem mesmo na Europa ele existe.

Up 2021

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para 2021, o carrinho será oferecido apenas na versão Xtreme TSI, ao preço sugerido de R$ 60.990. Um valor salgado que faz dele mais caro que o Gol, Fox e até mesmo a versão de entrada do Polo. Mas conta a favor da versão é que ele é equipado com o espevitado motor TSI 1.0 turbo.

No up!, o motor entrega 105 cv e 16,8 mkgf de torque, ou seja, 15 cv e 3 mkgf a menos que na versão TSI 200 do Polo, Virtus, T-Cross e Nivus. Por outro lado, o up! é bem levinho e acelera como o diabo. Além disso, é o único TSI manual, fator que faz ele um dos mais divertidos para se guiar.

Xtreme

A versão Xtreme não é novidade na gama VW. O Fox também conta com essa opção, que se apresenta como uma opção esportiva, com direito a rack de teto, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, molduras nos para-choques e a tampa do porta-malas em preto (que é padrão nas versões TSI).

Por dentro, o Up de R$ 61 mil oferece direção elétrica, ar-condicionado analógico, rádio (com Bluetooth, USB e sensor de ré gráfico), vidros dianteiros e retrovisores elétricos.


Fotos: Divulgação VW

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br