Guepardo: ex-funcionários da Troller criam veículo off-road nacional

Adventures Off Road é a nova marca brasileira, criada por ex-engenheiros da Troller. Guepardo será um utilitário 4×4 com motor turbo

Desde de que a Ford resolveu matar a Troller, milhares de fãs lamentam o fim da marca brasileira, criada no Ceará. Mas eis que alguns dos nomes que tanto ajudaram na finada estão à frente de um projeto empolgante: Adventures Off Road, a nova marca de veículos off road do Brasil! A novata se prepara para o lançamento do primeiro modelo: o Guepardo.

Trata-se de um modelo off-road da categoria UTV, que tem como concorrentes veículos da Polaris e Can-Am. O Guepardo terá opção de 4 ou 2 lugares e será o primeiro veículo desse segmento a oferecer como opcional o ar condicionado. Esse tipo de modelo não é emplacado e trafega em lugares fechados como trilhas ou fazendas.

O novo veículo off road da Adventures Off Road é equipado com o motor EA111 Volkswagen 1.6, turbo e movido a gasolina, com potência de 121 cv a 5250 RPM e um torque de 181 Nm a 2500 RPM. O câmbio é manual, com 5 marchas e ré. Além disso, o Guepardo conta com um tanque de combustível de 40 litros e tem um peso total de 1.250 kg, garantindo uma experiência off road potente.

A equipe de desenvolvimento, composta por quatro ex-engenheiros da montadora Troller, está aprimorando e finalizando o protótipo para testes no litoral do Ceará, no interior do estado e também em pistas no interior de Minas Gerais. A previsão é que os primeiros veículos estejam prontos até setembro deste ano, com início da pré-venda para o público.

Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, os quatro ex-engenheiros da Troller, acreditam que o mercado para esse segmento é promissor. A aposta é de que o Guepardo vá se destacar nos quesitos qualidade, segurança e desempenho.

O Guepardo traz diferenciais como baixo custo de manutenção, confiabilidade do equipamento, segurança, equipamentos disponíveis e nível de ruído interno. A equipe utilizou conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

Clauder Ciarlini, diretor geral e idealizador da Adventures Off-Road, ressalta que o Guepardo é mais do que um UTV (Utility Task Vehicle), e sim um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT”, afirma.

A equipe ainda aposta na eficiência do motor Volkswagen, que possui curva de torque adequada para essa aplicação. Outro destaque é a suspensão, que foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo.

O preço do veículo ainda não foi divulgado. A empresa conta com site para cadastro de interessados. Também há oportunidades para empresas que desejam revender ou prestar assistência técnica no produto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada