Grupo NBR: montadora brasileira vai produzir carro por R$ 66 mil
Com investimento de R$ 260 mi, Grupo NBR pretende produzir buggies e carros compactos modulares com preço acessível
Até hoje a Gurgel é lembrada pelo pioneirismo de produzir veículos como uma marca 100% brasileira. Também a Troller tem lugar cativo no coração dos amantes de 4×4, com um projeto nacional que depois foi comprado (e extinto) pela Ford. Agora é a vez de mais um grupo brasileiro encarar o desafio de ser uma montadora brasileira entre as gigantes mundiais. Trata-se do grupo Novo Brasil (NBR), que pretende produzir carros compactos e buggies no interior de Pernambuco.
Ao invés de mirar nas grandes montadoras, o grupo NBR quer superar pequenas indústrias de adaptação de carros para buggies, modelo muito comum no Nordeste. Segundo a empresa, enquanto um modelo desses é vendido entre R$ 80 e R$ 100 mil, a aposta é oferecer veículos a partir de R$ 66 mil.
A promessa é lançar no mercado brasileiro um veículo modular e compacto para cinco pessoas. O carro terá estrutura e chassi em fibra de vidro e carbono. O produto poderá ser facilmente transformado num compacto ou buggy. Serão quatro modelos: um compacto, um buggy, uma picape compacta e um jipinho, para tentar pegar a lacuna do Troller.
O design seguirá a tendência dos modelos asiáticos com toques retrô. O Grupo NBR promete motores 1.0 aspirado, 1.0 turbo, 1.3 e 1.5, com tração dianteira ou 4×4. Eles ainda vão além e apostam em suspensão independente nas quatro rodas e sistema de iluminação em LED.
“Nossa montadora ocupa uma lacuna em que não há concorrente em nenhum país do mundo.
Grandes marcas apresentaram protótipos de buggies que ainda não chegaram ao mercado. Nosso
objetivo é contribuir para o desenvolvimento do nosso estado, levando outras oportunidades à
região conhecida por ser o polo gesseiro pernambucano”, comentou o diretor-presidente do Grupo NBR, Evandro Lira.
A montadora será construída em Araripina, sertão pernambucano, numa área 290 mil metros quadrados, sendo 30 mil de área construída. O parque terá usina usina solar fotovoltaica e uma pista de testes, num investimento inicial de R$ 260 milhões.
Para que o carro chegue ao mercado com preço baixo, o Grupo NBR aposta em compartilhar soluções já existentes entre os fornecedores para pneus, baterias, conjuntos óticos e faróis auxiliares, vidros, amortecedores, molas, sistemas de freio, resinas e fibras, por exemplo.
“Não somos concorrentes dos grandes fabricantes nacionais, seremos pioneiros trazendo um carro totalmente diferente dos já oferecidos e seremos uma montadora em série de buggys, revolucionários e com design atualizado, que tem resgatado a imagem e lembrança da Gurgel”, afirma Evandro Lira em entrevista ao Mecânica Online.
O início da fabricação está programado para o segundo semestre de 2023. Os carros NBR serão comercializados em lojas próprias no Nordeste no Recife, Natal, Fortaleza, além de São Paulo e Florianópolis. A capacidade instalada da fábrica é de 1600 carros por mês. A produção será iniciada com 1200 unidades e, em três anos, a capacidade instalada poderá ser dobrada.
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Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.