Golpistas criam página falsa da GWM e marca se pronuncia
Página falsa da GWM tenta aplicar golpe do Pix para interessados em carros chineses. Montadora tem site oficial e Mercado Livre
E a ‘genialidade’ de golpistas no Brasil não tem limites! Dessa vez, criminosos estão tentando aplicar golpes usando uma montadora de veículos, já conhecida por vender carros em plataformas online. Suspeitos criaram uma página falsa da GWM para tentar capturar vítimas.
A página falsa é muito semelhante à oficial da Great Wall Motors (GWM) do Brasil e parte do golpe consiste em fazer anúncios no Google para que o site fique no topo das buscas. Ao pesquisar “GWM”, o site criminoso aparece. Os suspeitos colocaram um “m” a mais, que pode passar facilmente despercebido.
O site contém informações reais dos modelos da marca no Brasil, como o elétrico Ora 03 e o SUV híbrido Haval H6. Há inclusive dados oficiais de propaganda e vídeos reais do próprio canal do YouTube da marca.
- VW T-Cross 2025: Vale Quanto Custa?
- Toyota Hilux GR Sport no dia-a-dia e no Off-Road
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
O golpe consiste em atrair o interessado para uma conversa de WhatsApp. A vítima é convencida a pagar R$ 9 mil de sinal via Pix, que será abatido do valor final do carro. O suposto veículo será entregue na concessionária mais próxima do cliente.
A GWM se manifestou através de nota em que ressalta dos dois únicos canais online de venda: o site oficial e a página exclusiva no Mercado Livre, além das concessionárias físicas. A marca orienta que os clientes lesados devem procurar o Procon.
Leia a nota oficial:
“A GWM Brasil acaba de ter conhecimento de uma página na internet que se passa como site oficial da marca, usando um domínio parecido com o original, mas com diferença sutil de um caractere a mais, com o objetivo de enganar os usuários e obter informações pessoais, financeiras ou senhas.
Reforçamos que o site oficial da GWM Brasil é o www.gwmmotors.com.br , no qual os clientes podem ter acesso às informações corretas e ao sistema de vendas, exclusivamente pelo Mercado Livre no link gwmmotors.mercadolivre.com.br, com o apoio de sua rede de concessionárias oficiais, propiciando uma experiência diferenciada ao cliente”.
No link, é possível efetuar a compra do veículo, sem sair de casa, realizando o pagamento da pré-reserva de R$ 9 mil via Mercado Pago e, caso o cliente desista da compra, o valor pago é integralmente devolvido.
Não efetivamos vendas pelas redes sociais, WhatsApp, Telegram ou outro canal que não seja o Mercado Livre, na página oficial indicada acima ou na rede de concessionárias.
Se você sofreu alguma fraude, sugerimos consultar o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Junte todos os documentos referentes à compra e ligue para o número 151 para solicitar orientações específicas.”
Mais conteúdo:
- Toyota vai destinar célula de hidrogênio para veículos comerciais
- Lançamento: Fastback Abarth: Melhor que o Irmão
- Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
- ‘É impossível imaginar um mundo sem Jeep’, diz CEO Global
- Zema: carro elétrico vai destruir milhões de empregos no Brasil