Golf GTE: energia no apagar das luzes

Golf GTE: energia no apagar das luzes

 

Golf GTE – A oitava geração Golf já é realidade. A Volkswagen apresentou recentemente a evolução de seu principal automóvel (depois do Fusca), que ganhou um pacote farto de tecnologias, como o sistema que compartilha informações com outros automóveis. Mas por aqui a VW ainda vive na sétima geração, mesmo após ter encerrado a produção do Golf em São José dos Pinhais. A alemã acaba de lançar o híbrido GTE, que chega para acalentar os órfãos do falecido GTI, mas com compromisso ambiental.

O GTE combina motor 1.4 turbo de 150 cv com uma módulo elétrico de 102 cv, que juntos entregam 204 cv e 35 mkgf de torque. Números que prometem comportamento semelhante ao do GTI, com exceção da velocidade máxima de 222 km/h. Assim como o Volvo S60 T8, que conta com tomada para recarga externa, o GTE pode rodar até 50 quilômetros apenas com motor elétrico e pode acelerar até 130 km/h. Ou seja, para quem usa o carro na cidade para o trabalho, é possível fazer seu deslocamento sem gastar uma gota de combustível.

O Golf híbrido permite carregamento em tomada doméstica, desde que tenha voltagem em 220v, assim como em carregadores rápidos (Wall Box) e eletropostos. Segundo a Volks, a autonomia de 50 quilômetros custarão R$ 5 do consumidor, levando em consideração a média tarifária da região Sudeste.

O problema é que ele chega aqui, importado da Alemanha, à beira da morte, como se fosse uma queima de estoque. Afinal, o novo Golf já está pronto lá fora e seu projeto contempla motorização híbrida para diversas versões.

 

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E quanto vale o show?

 

Se o Golf GTI já era um carro orbitava acima dos R$ 150 mil, o GTE vai além e é oferecido por altíssimos R$ 200 mil. Com esse dinheiro é possível encomendar um Chevrolet Bolt EV, que é totalmente elétrico, e ainda poupar R$ 25 mil. Se o amigo tem pressa e quer seu compacto verde para hoje, ainda pode levar um BMW i3, quer parte de R$ 195 mil. Se não bastasse, ele será vendido em apenas três praças: São Paulo, Curitiba e Brasília.


 

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br