Gol pode se aposentar aos 42

Gol pode se aposentar aos 42

Os anos 1980 estão prestes a terminar em 2022. Isso porque a Volkswagen deverá tirar do mercado o Gol, modelo que chegou há 41 anos e segue em linha mantendo sua proposta espartana após três carrocerias.

O Gol pode ser considerado como um dos principais automóveis do mercado brasileiro. Vendeu quase 10 milhões de unidades e foi o modelo mais vendido por quase 30 anos. Mas sem a previsão de uma quarta carroceria, é melhor tirar de linha do que tentar dar sobrevida gastando tubos em adequações de segurança e emissões, que fariam dele ainda mais caro.

300x250

A Volks vem dizendo que irá tirar seus modelos de entrada da praça para dar lugar a produtos de maior valor agregado. Ela já ceifou o Up e Fox. Dois carros que foram lançados entre 2003 e 2014 para matar o Gol, mas nunca conseguiram. Mesmo assim, ela afirma que não manterá as vendas do veterano em 2022.

Em 2023 deverá ser substituído pelo Polo Track. Uma versão pé-de-boi do compacto, que se posicionará na faixa de preços do Golzinho, que hoje parte de R$ 68.750 a R$ 85.420. Um valor absurdo, para não dizer obsceno.

Este ano, o velho guerreiro segue como principal produto da marca. De janeiro a outubro ele emplacou 51.035 unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Mas se é o líder, por que tirá-lo do mercado? Uma das razões é por ordem legal.

Gol parado no tempo

O Gol estacionou no tempo. Apesar de ser líder entre os usados, está longe de ser referência em tecnologia, conforto e segurança. Ele é um dos pouquíssimos automóveis que não são equipados com controle eletrônico de estabilidade (ESP).

Isso porque a legislação exige que desde 2020 todos os novos projetos passem a contar com o sistema, mas modelos em linha deveriam se adequar a partir de janeiro de 2022. No entanto, o Contran esticou a exigência para 2024.

Hoje o Gol oferece freios ABS e duplo airbag, exigidos desde 2014. Inclusive, esses itens foram responsáveis pela morte do Gol G4, no apagar de 2013. Em termos de emissões o motor três cilindros 1.0 de 84 cv atende às exigências do Proconve L7, que passa a vigorar em janeiro de 2022. Assim, a Volks irá concentrar seus esforços na versão queixo duro do Polo, que já atende a todas as exigências.

Outro fator é a ordem de mercado. O Gol é líder por uma diferença de apenas 27 carros a mais que o T-Cross. No entanto, quase 70% de seus licenciamentos são para a modalidade de venda direta. Ou seja, para locadoras, composições de frotas e órgãos públicos.

Enquanto isso, no SUV o percentual de vendas diretas é abaixo dos 50%. E outro detalhe. O T-Cros parte de R$ 102 mil e vai a até R$ 171.750. Assim, qual modelo é mais interessante para a Volks trabalhar? Não precisa responder. Mas por ser um carro tão paupérrimo, suas margens devem ser mais generosas que as do SUV. Não duvide.

O terceiro fator será a chegada de um aventureiro de “baixo custo”. Há um ano, executivos já cantam a pedra e detalhes do projeto já começam a circular na mídia especializada. Será um SUV provinciano que se posicionará abaixo do Nivus.

A possível saída do Gol em 2022 não deve ser vista com pesar. O carrinho deixou de ser popular há muito tempo, pelo menos na etiqueta. Não há como justificar que um projeto de 2008 siga custando quase R$ 70 mil iniciais, ainda por ser carente de itens de segurança e com acabamento abaixo da crítica.

É valente? É! Mas sejamos francos: se for para comprar um Gol, melhor comprar usado, afinal ele não quebra mesmo. É ou não é?

 


Foto: VW/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br