A Geely Auto anunciou seu retorno ao Brasil para o primeiro semestre de 2025, desta vez com uma estratégia própria e focada em veículos elétricos. A reestreia da marca chinesa será marcada pelo lançamento, em julho, do SUV elétrico EX5, um modelo que promete rivalizar com os elétricos já presentes no mercado brasileiro. Em uma parceria estratégica, a Geely Auto uniu-se ao Renault Group, aproveitando a experiência e infraestrutura da montadora francesa no país.
EX5
O Geely EX5 é um SUV médio com 4,62 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de distância entre eixos. Equipado com um motor elétrico de 217 cv de potência e torque de 32,6 kgfm, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Sua bateria de 60,2 kWh oferece uma autonomia de até 530 quilômetros, com suporte para recarga em carregadores AC de até 11 kW ou em DC de até 100 kW.
O design do EX5 apresenta linhas dinâmicas e elementos que remetem à face de um tigre, buscando criar uma identidade visual marcante. Detalhes como o para-choque aerodinâmico, as maçanetas embutidas e a grade frontal ativa sugerem uma preocupação com a eficiência aerodinâmica. Na traseira, as lanternas elevadas com efeito 3D translúcido destacam a identidade do modelo.
O interior do EX5 foi concebido com foco no conforto e bem-estar dos ocupantes, com um design minimalista e materiais sofisticados. A cabine é espaçosa e oferece isolamento acústico aprimorado. O painel apresenta um quadro de instrumentos digital, uma central multimídia flutuante com tela de 15,4 polegadas e sistema de assistente de voz “Hi Geely”, com mais de 200 comandos de voz.
A arquitetura GEA, sobre a qual o EX5 é construído, é projetada para otimizar a eficiência espacial e a integridade estrutural. Essa arquitetura tem o objetivo de suportar layouts multienergia, buscando oferecer uma experiência de direção diferenciada e eficiência energética. Em relação à segurança, o EX5 possui seis pilares de segurança que buscam garantir proteção para ocupantes, pedestres e o veículo. Esses pilares abrangem segurança passiva, ativa, da bateria, para pedestres e saúde, além de recursos de segurança cibernética. Entre esses equipamentos, destacam-se a frenagem autônoma de emergência, o sistema de detecção de pedestres e ciclistas, o piloto automático adaptativo, o assistente de permanência em faixa e o alerta de tráfego cruzado traseiro.
Estratégia de Expansão e Parceria com Renault
O lançamento do Geely EX5 no Brasil faz parte da estratégia de expansão global da marca. A Geely Auto utilizará a expertise da Renault no mercado brasileiro, aproveitando seu ecossistema comercial completo, com infraestrutura de distribuição, ampla rede de concessionárias com cobertura nacional, vendas e pós-vendas, e um grande armazém de peças.
A Geely planeja uma cobertura com 105 concessionárias em todo o país, inicialmente presente em 18 cidades com 23 concessionárias dedicadas à marca.
Mais detalhes sobre o Geely EX5 serão divulgados em seu lançamento em julho e os interessados podem acompanhar as novidades no site.
Relembrando o Passado
A Geely enfrenta o desafio de reconquistar a confiança do consumidor brasileiro, após uma primeira passagem pelo país que não obteve o sucesso esperado. Desta vez, a marca aposta em uma estratégia diferenciada, focada em veículos elétricos e com o suporte da Renault, uma marca com know-how do mercado brasileiro. Segundo os executivos da Renault e Geely, foram feitas pesquisas de mercado que indicam que hoje a marca Geely tem uma posição neutra no Brasil, não negativa, de forma que começarão a construir a imagem da marca, com a chegada de novas concessionárias e novos produtos
O mercado brasileiro de veículos elétricos apresenta um grande potencial de crescimento, mas também é altamente competitivo, com a presença de diversas marcas e modelos. Resta saber se a Geely conseguirá se destacar nesse cenário e conquistar seu espaço no mercado nacional.
Veja também:
- Veja os Carros com a Menor Desvalorização no Brasil em 2025
- Nivus Sense 2026 Finalmente Chega ao Mercado
- Estratégia da BYD Pode Sair pela Culatra