Fórmula 4 no Brasil terá motores Abarth T-Jet

Abarth será a patrocinadora da 1ª temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4. Carros vão acelerar com motor 1.4 T-Jet de 180 cv

Marca de perfomance da Stellantis, a Abarth vai voltar ao Brasil com o Fiat Pulse Abarth, que chega no último trimestre de 2022. Mas para já fazer um barulho com os fãs da velocidade, a marca do escorpião anuncia o patrocínio da primeira temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4.

A categoria representa o primeiro passo após o Kart para os jovens pilotos que sonham chegar à  Fórmula 1. O Campeonato Brasileiro de Fórmula 4 é certificado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A iniciativa é da Iniciativa da Vicar, empresa responsável pela organização da Stock Car Pro, Stock Series e Turismo Nacional. O campeão da Fórmula 4 vai ganhar 12 pontos, dos 40 necessários para conseguir a superlicença de piloto de Fórmula 1.

300x250

Leia mais:
Pulse Abarth revelado no BBB22
Porsche e Audi vão para a Fórmula 1
Abarth apresenta 695 Tributo 131 Rally

Com o anúncio da Fiat, todos os monopostos  serão equipados com o motor Abarth 1.4 T-Jet de 180 cv produzido na Itália. O modelo que será utilizado é o F4 T-021, o mesmo dos campeonatos da categoria na Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Emirados Árabes Unidos e Índia.

“O patrocínio à Fórmula 4 no Brasil faz parte de um conjunto de ações para lançar a marca Abarth no país. A marca agora anuncia sua presença na Fórmula 4, deixando claro o seu DNA: o mundo das pistas, velocidade e emoção. É um grande orgulho participar ativamente desse momento histórico, em que estamos incentivando com nossos motores e patrocínio o surgimento das próximas estrelas do automobilismo nacional e talvez até da Fórmula 1”,  afirma em nota Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat para América do Sul.

 

Formula 4: etapas

A Fórmula 4 no Brasil terá supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). As primeiras provas serão neste fim de semana no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), de 3.493 metros. Ao todo, serão seis rodadas triplas ao longo da temporada, totalizando 18 corridas. Cada etapa terá duas provas aos sábados e uma aos domingos, cada uma com 25 minutos de duração. Neste fim de semana, as disputas serão às 9h40 e 14h40 no dia 14 de maio e às 12h10 no dia 15.

Aurélia Nobels é a presença feminina na Fórmula 4 Brasil (Foto: Duda Bairros/Vicar)

As próximas etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4 serão: 30 e 31 de julho no Autódromo de Interlagos (São Paulo/SP), 3 e 4 de setembro em circuito a definir, 24 e 25 de setembro no Autódromo Velocitta (Mogi Guaçu/SP), 22 e 23 de outubro no Autódromo Ayrton Senna (Goiânia/GO) e 19 e 20 de novembro no Autódromo Nelson Piquet (Brasília/DF).

A disputa terá 16 competidores com idade a partir de 15 anos distribuídos em quatro equipes (Cavaleiro Sports, Full Time Sports, KTF Sports e TMG Racing). Entre eles estarão Fernando Barrichello, filho do ex-piloto de F1 Rubinho Barrichello, Nicolas Giaffone, filho de Felipe Giaffone, piloto de Fórmula Truck, e uma piloto mulher, Aurélia Nobels.

 

Ficha técnica: monoposto Fórmula 4 Brasil

Chassi
Tatuus F4 T-021, produzido na Itália.

Motor
Abarth-Autotecnica (Itália), 4 cilindros em linha, 1.370cm3, turboalimentado, duplo comando de válvulas, gerenciamento ECU Marelli SRG-141, 176cv a 5.500rpm e 250 Nm a 4.000 rpm.

Transmissão
Fabricada pela Tatuus e SADEV. Transversal, seis marchas + ré. Engates via borboleta no volante Tatuus/Next Solution.

Segurança
Especificações FIA. Célula de sobrevivência com painéis anti-intrusão, ladeada por espuma de absorção de impacto. Halo Tatuus, estruturas de absorção de impacto dianteira e traseira, proteção de cabeça e pés removíveis, assento extraível em caso de acidente, extintor de incêndio operado eletronicamente, cabos de retenção de rodas, célula de combustível padrão FIA.

Suspensão
Dianteira e traseira: tipo pushrod, triângulos duplos sobrepostos, amortecedores duplos ajustáveis, molas Eibach de 36mm.

Freios
Pinças de quatro pistões, discos ventilados.

Rodas
OZ de alumínio 8×13 polegadas (dianteiras) e 10×13 polegadas (traseiras).

Pneus
Pirelli, medidas: 200/540-13 (dianteiros) e 250/575-13 (traseiros). Versões: slick (P Zero) e chuva (Cinturato).

Carenagem
Fibra de carbono com reforços de kevlar, asas padrão FIA ajustáveis. Asa de suporte (inferior) ajustável. Placa anti-impacto de 10mm e placa antiderrapagem de 5mm sob o chassi.

Aerodinâmica
Superfícies e refrigeração otimizadas por CFD (computational fluid dynamics).
Regulagem das entradas de refrigeração e extração de ar. “Mapa” aerodinâmico para regulagem das asas dianteira e traseira, gurney e altura em relação ao solo à frente e atrás.

Monitoramento de dados para acerto
Pressão do freio dianteiro e traseiro, giro da direção, velocidade das rodas dianteiras, nível de aceleração, câmbio, entre outros. Todos os principais parâmetros disponíveis no display do volante.


Equipes e pilotos:

CAVALEIRO SPORTS
Felipe Barrichello Bartz, João Tesser, Nicolas Giaffone, Vinícius Tessaro

KTF SPORTS
Álvaro Yoon Cho, Luan Lopes, Richard Annunziata, Victor Backes

FULL TIME SPORTS
Fernando Barrichello, Nelson Neto, Pedro Clerot, Ricardo Gracia

TMG RACING
Aurélia Nobels, Lucas Staico, Lucca Zucchini, Nicholas Monteiro

Calendário da temporada 2022
1ª – 15/05 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
2ª – 31/07 – Interlagos
3ª – 04/09 – Local e data definir
4ª – 25/09 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
5ª – 23/10 – Goiânia
6ª – 20/11 – Brasília – Super Final BRB

 


 Parceiro: Olho no Carro

 

 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

 

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada