A Ford traz pela primeira vez ao Brasil um Mustang manual. A sétima geração do icônico muscle car, caracterizada pelo design moderno e pelo motorzão V8, será oferecida a partir deste mês com transmissão manual de seis marchas – com uma tecnologia chamada Flat Shift, que permite ao motorista trocar de marcha sem pisar na embreagem, como um dos principais destaques.
Mas calma. Serão apenas 200 unidades. E a Ford ainda vai implementar uma estratégia de vendas segmentada: em primeiro, prioridade para atuais donos de Mustang. Depois, em uma segunda fase, a oferta se estenderá a clientes selecionados que já têm outros carros da Ford. A etapa final consiste na abertura das vendas para o público geral.
A versão GT com câmbio manual (MT) é equipada com a mais recente evolução do motor Coyote V8 5.0, que entrega 492 cv de potência e 57,8 kgfm de torque. A tração. como não deveria deixar de ser, é traseira. Quer saber o preço da brincadeira? Venha com a gente até o final da reportagem.


Como é o novo Mustang manual
Além disso, o carro tem suspensão adaptativa MagneRide, que permite ajuste eletrônico dos amortecedores. São cinco modos de condução (Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag) e seis perfis personalizáveis para diferentes parâmetros. A distribuição de peso é de 55% na dianteira e 45% na traseira.
Tem mais: o Mustang MT incorporou as barras estabilizadoras do Mustang Mach 1 e ainda seus freios Brembo de alta performance nas quatro rodas. Também tem um sistema chamado Drift Brake, que ajusta o sistema de frenagem para quem quiser arriscar um drift. Os pneus Pirelli P Zero têm as seguintes dimensões: 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.
Ah, o carro tem até um sistema de detecção automática de buracos, chamado “Pothole Mitigation”.
E por dentro?
A cabine do Mustang manual tem painel com um display que integra duas telas: uma de 13,2 polegadas para o sistema Sync 4 de informações e entretenimento e outra de 12,4 polegadas para o quadro de instrumentos.
As principais novidades do Mustang GT, portanto, são:
- A caixa de transmissão manual de seis marchas com a tecnologia Flat Shift
- O visual diferenciado com rodas e emblemas em bronze, faixas decorativas específicas, pinças de freio pintadas de vermelho, placa numerada e, ainda, um emblema comemorativo de 60 anos
- Os bancos esportivos Recaro
- Atualizações no Track Apps, incluindo itens como o Launch Control e Rev Match (sistema que automatiza o “punta tacco”)
A sétima geração do Ford Mustang com câmbio manual chega para atender a diferentes preferências de clientes no segmento de esportivos. Se você já for dono de um Mustang, uma unidade pode ser sua por exatos R$ 600 mil.
Se não for, é melhor torcer para que 200 pessoas não fechem a compra antes. Mas achamos que isso vai ser difícil de acontecer.