Ford Maverick : turbo ou híbrida, com conforto de SUV e praticidade de picape

Ford Maverick : turbo ou híbrida, com conforto de SUV e praticidade de picape

A picape Ford Maverick reúne, em um só carro, o espaço interno e o conforto de um bom SUV médio, com a praticidade e a robustez de uma consagrada picape Raça Forte. É o melhor de dois mundos! Como se essas características positivas não bastassem, o consumidor pode ainda escolher se quer a performance e capacidade off-road de uma versão 2.0 turbo com a FX4, ou se prefere a eficiência energética e alta economia com a configuração híbrida (Maverick Hybrid). A diferença de preço entre elas, para facilitar a escolha, é pequena, de apenas R$10 mil.

Ambas utilizam a plataforma mecânica C2, base moderna e que também serve ao SUV Bronco Sport, consagrado pela robustez e capacidade de transitar em diferentes tipos de terreno. A versão 2.0 turbo, que prima pelo alto desempenho em quaisquer tipos de terreno, é equipada com o sistema de tração integral permanente (AWD) que beneficia inclusive a dinâmica do veículo, tornando sua condução mais equilibrada, segura e precisa em diferentes condições de rodagem. O torque é distribuído de forma inteligente e automática para as quatro rodas independentemente, deixando-a com comportamento digno de aplausos.

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Outro integrante de peso é o moderno motor 2.0 16v EcoBoost, com duplo comando de válvulas variáveis, injeção direta de gasolina e fundição inteira em alumínio, fazendo dele uma usina de força leve e bastante poderosa. São 253 cv de potência com elevado torque que beira os 39 mkgf, administrados pela competente transmissão automática de oito velocidades. Com ele, a Maverick FX4 torna-se um dos veículos com caçamba mais rápidos do mercado brasileiro, conseguindo acelerações dignas de carros esportivos: são apenas 7,2 segundos no 0 a 100 km/h.

Além de rápida, também é destaque na picape a elevada autonomia, graças ao tanque de combustível com 67 litros de capacidade, o que torna as viagens mais rápidas, com menos paradas para reabastecimento. E, aliás, falando em viagem, com ela é possível encarar trechos no asfalto ou fora dele: além de amplos ângulos de ataque e saída, são quase 22 cm de altura livre do solo, e são de série os pneus de uso misto (ATR) e o seletor de tipos de terreno (Lama, Terra, Areia, piso escorregadio etc.).

Para o asfalto, o elevado nível de silêncio a bordo e conforto garantido pelas suspensões independentes, com eixo traseiro multibraço (vários pontos de fixação, melhorando a distribuição da força de impactos com o solo e a aderência dos pneus no piso). Fora o espaço interno que garante conforto para até cinco ocupantes, ainda há a ampla caçamba com mais de 940 litros, que traz ganchos para fixação de carga, proteção de assoalho, iluminação dedicada e porta-objetos nas suas laterais. Ou seja, é certa a conciliação entre o conforto e a dinâmica de um carro de passeio, com a robustez e praticidade de uma picape.

Uma herança valiosa da base mecânica semelhante a do Bronco Sport, poderosa, capaz e eficiente, com o estilo e carroceria de caminhonete, segmento que a Ford traz uma expertise de décadas. O espaço interno, conforto e segurança também são “itens de série”. A versão ideal para quem busca desempenho e robustez, sem abandonar a praticidade de uma generosa caçamba.

Agora, se o seu foco for obter excelentes médias de consumo, ter um alcance ainda maior por tanque, emitir menos gases poluentes e, de quebra, parar menos nos postos de combustíveis, tudo isso sem perder em matéria de conforto e praticidade, existe a Ford Maverick Hybrid. Pioneira, além de ter sido a primeira picape híbrida do mercado brasileiro, também inovou com sua interessante motorização, onde tanto o propulsor a gasolina quanto o elétrico tem força suficiente para movê-la de forma independente.

Não é um daqueles híbridos com um pequeno e fraco motor elétrico, que acaba por ficar dependente do outro a combustão para a tração do carro, e por isso é possível trafegar com a Ford Maverick Hybrid no modo 100% elétrico por alguns trechos urbanos. E é na cidade, aliás, que ela atinge excelentes 15,7 km/l de gasolina, de acordo com o INMETRO, o que proporciona autonomia máxima de 895 km. Ou seja, para quem roda 30 km diariamente, é possível que um tanque renda o mês inteiro!

E, diferente de outros modelos híbridos disponíveis no mercado, a Ford Maverick com dupla motorização ainda é uma picape extremamente ágil e rápida: nas provas de 0 a 100 km/h, são 8,7 segundos, número também similar ao de hatches esportivos. Tudo graças ao 2.5 16v a gasolina, também em alumínio e com duplo comando variável, aliado ao motor elétrico dianteiro, o que permite pouco menos de 200 cv de potência combinada com 21,4 mkgf de torque máximo. Para uma construção mais atual, unificada e que ocupa menos espaço, seu motor elétrico faz parte do conjunto de transmissão continuamente variável eCVT.

A picape HEV também mostra maciez e alta absorção de irregularidades do solo com uma concepção exclusiva do sistema de suspensões, mantendo a caçamba de 940 litros com suas funcionalidades e o seletor de modos de condução. Para quem quer economizar combustível e precisa mesclar as qualidades de um SUV com as de uma caminhonete, não existe outra além da Maverick Hybrid.

No geral, a Ford Maverick, tanto FX4 2.0 turbo quanto Hybrid, traz algumas soluções práticas e bastante interessantes para o dia a dia. Dentre elas, inúmeros porta-objetos espalhados pela cabine (de diferentes formatos e tamanhos), um compartimento sob o assento traseiro (73 litros na FX4 e 58 na Hybrid), todo o assoalho da cabine coberto com sobretapete emborrachado (facilita a limpeza e protege o carpete), uma janela corrediça no vidro traseiro (tem abertura elétrica pelo painel, melhorando o fluxo de ar interno), além da habitabilidade de SUV médio, com interior espaçoso e de comandos fáceis.

E, além de tudo isso, ambas trazem o mesmo pacote de equipamentos, já que FX4 e Hybrid são da versão Lariat. Nela estão os faróis em LED com acendimento automático e comutação automática de luz alta, controle automático de descidas, quatro freios a disco, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital dual zone, chave presencial, iluminação interna ambiente, painel de instrumentos digital com tela de 6,5” personalizável, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e 7 airbags, por exemplo.

Sendo a única picape monobloco com motorização híbrida do mercado nacional, a Maverick também é pioneira na oferta de versões puramente a combustão ou com eletrificação na categoria de caminhonetes. É também a integrante do segmento que melhor une as vantagens de um bom carro de passeio (espaço, conforto, segurança, dirigibilidade) com DNA típico das picapes Raça Forte.

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Douglas Mendonça

Douglas Mendonça

Douglas Mendonça é jornalista na área automobilística há 46 anos. Trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br