A Ford deu início à produção local de motores para a Nova Ranger em uma planta digital e conectada, inaugurada no complexo de Pacheco, na Argentina. A nova unidade, que incorpora tecnologias de vanguarda e processos de produção 4.0, vai produzir os dois modernos motores turbodiesel que equipam a picape: o Lion 3.0 V6, com 250 cv e 600 Nm de torque, e o Panther 2.0 de quatro cilindros, com 170 cv e 405 Nm de torque.
O motor Lion era produzido na Inglaterra e já está sendo produzido na fábrica de Pacheco, enquanto o motor Panther é produzido na Índia e passará a ser produzido na Argentina neste segundo semestre de 2024. Os novos modelos Ranger V6 atualmente no mercado brasileiro já possuem o motor produzido na Argentina.
Manufatura 4.0 e sustentabilidade
A planta de motores segue o conceito de manufatura 4.0, com alto nível de tecnologia, automação, conectividade e sustentabilidade. O uso amplo da digitalização e o controle inteligente de processos contribuem para garantir grau máximo de qualidade e eficiência na produção. A operação é feita de forma sustentável, com 100% de energia renovável e zero geração de resíduo para aterro.
Sistemas inteligentes
A nova fábrica possui capacidade instalada para produzir 82.000 motores por ano em dois turnos e conta com um sistema inteligente de gestão da qualidade, que utiliza mais de 2.000 sensores e mais de 50 câmeras para o monitoramento dos motores e componentes. Robôs são utilizados em operações críticas, e sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina garantem altíssima precisão.
Investimentos e avanços na produção
A Ford investiu US$ 660 milhões na fábrica de Pacheco para a produção da Nova Ranger e ampliou em 70% a capacidade instalada, para 110.000 veículos por ano. Essa transformação incluiu a instalação de uma linha de prensas de alta velocidade, 318 novos robôs inteligentes na área da carroceria e a introdução da tecnologia de tinta com alto teor de sólidos na pintura.
Qualidade e satisfação do cliente
O nível de satisfação dos clientes da Ranger aumentou em 20% desde a chegada da nova geração, sendo que a fábrica de Pacheco se destaca no quesito da qualidade, com um índice 28% menor que a média global de reparos a cada mil veículos produzidos. Essa evolução ajuda a explicar o sucesso comercial da picape, que dobrou o volume de vendas na América do Sul e já soma 37.000 unidades na região.
Experiências conectadas
A Nova Ranger oferece uma série de experiências conectadas e personalizadas para o cliente, como a atualização de sistemas do veículo na nuvem, o agendamento de serviços online, o registro histórico de revisões e o acompanhamento preventivo inteligente, através do aplicativo FordPass Connect. O cliente também tem acesso ao serviço leva e traz gratuito, ao Guia 360 com tutoriais sobre os equipamentos da picape e aos especialistas do Ranger Expert e Ford Concierge.
Veja mais:
- Toyota, Mazda e Subaru se unem para fazer frente à eletrificação
- Nissan Kicks de nova geração: maior e mais refinado
- XC40 e C40 trocam de nome e mudam pouco na linha 2025