O Ford Focus 2017, nas versões Hatch e Fastback, já foi apresentado, mas só vai chegar às concessionárias em setembro. Entretanto, não espere novidades no visual. A principal e, praticamente, única, está nas luzes diurnas de condução em LED, muito úteis com a nova legislação que obriga todos os veículos a andarem com luzes acesas nas estradas. Novidades, porém como opcionais, são os seis airbags, teto solar, câmera de ré e console de teto.
O grande diferencial, nos dois modelos, é que são os primeiros a incorporar nas versões topo de linha, Titatinum e SE, o novo sistema de conectividade Sync 3, quando equipados com o também pacote opcional Plus.
Toda a linha vem com o motor 2.0 flex de injeção direta, com 175 cavalos, quando abastecido com gasolina, e 178 com etanol, além de câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas e aletas atrás do volante para trocas manuais sequenciais. A versão Hatch SE, porém, é a única que disponibiliza o motor 1.6 Sigma Flex de 131 cavalos, quando abastecido com gasolina, e 135 com etanol e câmbio manual de cinco marchas.
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Na lista de equipamentos de série estão as rodas em liga leve de 17 polegadas, os importantes controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, sistema de conectividade Sync 2 com AppLink, assistência automática de emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva.
Quando equipados com o pacote Plus, são adicionados o novo Sync 3, câmera de ré, seis airbags, ar condicionado automático de duas zonas, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro e controlador automático de velocidade.
A versão Titanium acrescenta teto solar, acesso e partida sem chave, e sistema de som Premium da Sony. No pacote Plus dessa versão, é adicionado o assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático, sensor de estacionamento dianteiro e banco do motorista com ajustes elétricos.
Os preços dos novos modelos e dos opcionais, ainda não foram divulgados.
SYNC 3
Com um grafismo diferenciado, menus simplificados, tela de 8 polegadas similar a de smartphones, acesso intuitivo de funções com apenas dois toques, comandos de voz em português e um processador 10 vezes mais rápido que o anterior, o sistema de conectividade Sync 3 é a grande novidade para a linha 2017. Os recursos do sistema incluem telefone, áudio, navegação, assistência de emergência automática e acesso a aplicativos.
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Segundo a Ford, ele foi desenvolvido com base em pesquisas que resultaram em mais de 22 mil sugestões. Entre os avanços, o novo sistema reduziu a necessidade do motorista olhar para a tela, aceita variações vocais na forma de comando e sotaques regionais, além de se conectar com dispositivos de qualquer marca e modelo.
O Sync 3 também permite acesso a aplicativos por comandos de voz ou toques na tela, como nos smartphones, e é compatível com os sistemas CarPlay, plataforma da Apple para interação com o iPhone, e Android Auto, plataforma do Google, que possibilita o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros.
Segundo a Ford, até o final de 2017, todos os veículos da marca serão equipados com o sistema Sync de conectividade.
(*) O jornalista viajou a convite da Ford o Brasil
Fotos: divulgação Ford