Ford E-Transit: elétrico com custo 40% menor que um diesel

Desde o início deste século XXI, o mundo tem passado por profundas mudanças na sua matriz energética. A locomoção de automóveis não fugiu a essa regra, e a indústria automotiva tem trabalhado com afinco na substituição de combustíveis derivados do petróleo para se concentrar em formas energéticas menos agressivas. 

Com relação aos carros elétricos, as tecnologias podem surpreender, especialmente no segmento de carga e transportes. Com a E-Transit, oferecida nas versões Chassi ou Furgão, a Ford dá um importante passo rumo a um produto profissional um pouco mais amigo do meio ambiente, que emite bem menos gases poluentes e ainda garante um custo operacional de frota até 40% menor que o de veículos equivalentes movidos a diesel. Na prática, há ainda menores riscos de quebra e menos substituições de peças, já que os utilitários elétricos da Ford contam com 86% menos componentes móveis, também frente aos diesel. 

Em que pesem os números positivos, a E-Transit ainda é veloz e rápida para agilizar o trabalho do dia a dia. Seu motor elétrico, instalado junto ao eixo traseiro, garante 269 cv de potência e quase 44 mkgf de torque imediato, ou seja, sem a demora do processo de combustão ou da ação de uma transmissão, manual ou automática, nesse processo (nos elétricos, há um redutor, multiplicando ainda mais a força propulsora). Sem contar que, pela escolha da tração traseira, há um equilíbrio: direção na dianteira e força na traseira, onde vai o peso da carga, o que até uniformiza o desgaste dos pneus. 

A autonomia? Pelos padrões europeus (ciclo WLTP), são mais de 315 km por carga completa, o que proporciona uma jornada de trabalho diária tranquila de entregas de mercadorias dentro de uma cidade, por exemplo. Graças a tecnologias empregadas na parte elétrica e eletrônica da Ford E-Transit, é possível recuperar 80% da carga da bateria de 68 kWh em apenas 34 minutos quando o veículo é plugado em uma fonte externa de alta potência, menos tempo do que a hora de almoço do motorista: a carga máxima suportada é de 115 kW na E-Transit, quase o dobro do que o permitido em um carro de passeio elétrico, para efeito de comparação. Com isso, a recarga torna-se mais rápida. 

Para chegar a resultados tão expressivos, a Ford desencadeou, há dois anos, um programa de testes para a E-Transit Furgão, utilizada por mais de dez empresas de e-commerce e logística no Brasil, Argentina e Chile. Tudo isso para avaliar a performance do novo produto na América do Sul. Os resultados foram tão promissores, e positivos, que as próprias empresas envolvidas no teste, no final, transformaram-se nos primeiros clientes dos utilitários elétricos. Antes mesmo do início oficial de vendas, já eram 300 unidades encomendadas, e hoje mais de 200 E-Transit já rodam pelo país, segundo dados do Denatran e Fenabrave. Sucesso retumbante!

Por uma questão de modularidade e oferta ao consumidor que busca menor custo operacional em um veículo que polui menos no uso diário, a Ford E-Transit é o utilitário elétrico com a maior oferta de configurações do mercado nacional. Enquanto rivais contam com, no máximo, duas ou três opções em sua linha, são seis opções de tamanho em dois tipos de carroceria no caso da Transit elétrica: Furgão, em quatro variações de volume (9,5 m³, 10,7 m³, 12,4 m³ e 15 m³), ou Chassi-Cabine em dois níveis de PBT (3.500 kg e 4.200 kg). 

A E-Transit Chassi, tipo chassi-cabine, é pioneira em seu segmento, e, na versão de menor peso bruto total, permite até a condução por motoristas habilitados com CNH tipo B, a mesma de carros de passeio. Sem contar que permite adaptações para os mais diversos usos: desde pet-shop móvel, ambulância, transporte de passageiros, foodtruck, baú refrigerado e muito mais. A carroceria Furgão, com seus quatro níveis de espaço do baú, também permite que o consumidor escolha a melhor opção de carroceria para as necessidades do seu negócio. 

Além disso, construtivamente, os utilitários elétricos da Ford são refinados e seguros, com direito a freios a disco nas quatro rodas, direção com assistência elétrica progressiva e suspensões independentes nas quatro rodas. As tecnologias embarcadas são várias: de série, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitores de ponto cego, câmera 360º, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo (ACC), seletor de modos de condução, regeneração de energia em frenagens e desacelerações, freio de mão eletromecânico, conexão com o app FordPass e mais. 

Vale lembrar que a assistência técnica da nova E-Transit foi devidamente preparada para suas novas tecnologias de eletrificação. A própria Ford se encarregou de treinar sua rede Pro de mecânicos, que são especializados na manutenção e cuidados com os veículos elétricos de carga. O investimento feito pela Ford capacita os novos profissionais a operar com competência nesse novo produto, que teve suas vendas iniciadas em março e as unidades encomendadas entregues em abril.

 

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