Folhinha verde: Nissan lança Leaf por R$ 195 mil
A Nissan acaba de lançar no Brasil (e também na Argentina, Chile e Colômbia) o elétrico Leaf. Depois de a primeira geração ter sido usada de forma experimental no Rio de Janeiro, a marca japonesa decidiu entrar de vez no mercado. Ela passa a oferecer o automóvel bem à frente de Renault e Chevrolet, que também anunciaram seus modelos sem motor a combustão no Salão do Automóvel de 2018. Num primeiro momento, a Nissan irá comercializar o Leaf em sete revendas localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília, ao preço de R$ 195 mil.
Modelos elétricos não são uma primazia por aqui. A BMW explora o nicho há quase cinco anos, com seu i3 e o Leaf chega para engrossar a lista de opções.
Para tentar resolver o gargalo de infraestrutura do país, que é carente de pontos de recarga, o Nissan aposta num kit de carregamento e um cabo emergencial que pode ser ligado em qualquer tomada. Assim, a marca garante que o proprietário não corre o risco de ficar sem bateria.
Seu motor elétrico de 110 kw gera 149 cv e torque de 32,6 mkgf. O interessante é que toda essa força (semelhante ao torque de um Golf GTI) está disponível a todo momento e não depende de uma faixa de rotação como num motor a combustão.
Segundo a Nissan, é necessário apenas 0,1 segundo para que toda a força chegue às rodas. Isso significa agilidade nas arrancadas e retomadas. A marca não revela números de performance, como aceleração ou velocidade máxima, mas garante que suas baterias de 40 kwh permitem autonomia de 389 quilômetros no padrão WLTP e 240 quilômetros no ciclo americano.
e-Pedal
Um dos destaques do Leaf é o pedal inteligente, o e-Pedal. Trata-se de um pedal que tem a função de acelerador e freio ao mesmo tempo. Pode parecer estranho, mas seu funcionamento é bastante intuitivo e lógico. Quando o motorista precisa do acelerador ele entrega torque às rodas dianteiras. Ao soltar o pé, ele inicia o processo de frenagem automaticamente. O Chevrolet Bolt EV também conta com esse recurso, que, segundo os engenheiros, não impacta na segurança e nem na dirigibilidade. No entanto, o pedal do freio está lá caso seja necessário frear com força total.
Com fabricação no Reino Unido, o Leaf oferece bom espaço interno que se assemelha a um hatch médio e porta-malas com capacidade de 435 litros.
Seu pacote de equipamentos inclui: direção elétrica, ar-condicionado, aquecimento dos bancos dianteiros, multimídia e tudo mais que se espera de um carro de quase R$ 200 mil.
Segurança
O Leaf também oferece um pacote de tecnologias que compõem o Nissan Intelligent Safety Shield. O “escudo” que soma a equipamentos como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e controle dinâmico do chassi.
O pacote inclui: alerta de mudança de faixa, sistema inteligente de prevenção de mudança de faixa, frenagem de emergência, controle de velocidade, advertência de ponto cego, visão 360° com detector de movimento, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de tráfego cruzado traseiro.
#nissanleaf2020
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