Folhinha verde: Nissan lança Leaf por R$ 195 mil

Folhinha verde: Nissan lança Leaf por R$ 195 mil

 

 

A Nissan acaba de lançar no Brasil (e também na Argentina, Chile e Colômbia) o elétrico Leaf. Depois de a primeira geração ter sido usada de forma experimental no Rio de Janeiro, a marca japonesa decidiu entrar de vez no mercado. Ela passa a oferecer o automóvel bem à frente de Renault e Chevrolet, que também anunciaram seus modelos sem motor a combustão no Salão do Automóvel de 2018. Num primeiro momento, a Nissan irá comercializar o Leaf em sete revendas localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília, ao preço de R$ 195 mil. 

 

Modelos elétricos não são uma primazia por aqui. A BMW explora o nicho há quase cinco anos, com seu i3 e o Leaf chega para engrossar a lista de opções.

300x250

Para tentar resolver o gargalo de infraestrutura do país, que é carente de pontos de recarga, o Nissan aposta num kit de carregamento e um cabo emergencial que pode ser ligado em qualquer tomada. Assim, a marca garante que o proprietário não corre o risco de ficar sem bateria.

Seu motor elétrico de 110 kw gera 149 cv e torque de 32,6 mkgf. O interessante é que toda essa força (semelhante ao torque de um Golf GTI) está disponível a todo momento e não depende de uma faixa de rotação como num motor a combustão. 

Segundo a Nissan, é necessário apenas 0,1 segundo para que toda a força chegue às rodas. Isso significa agilidade nas arrancadas e retomadas. A marca não revela números de performance, como aceleração ou velocidade máxima, mas garante que suas baterias de 40 kwh permitem autonomia de 389 quilômetros no padrão WLTP e 240 quilômetros no ciclo americano. 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

e-Pedal

 

Um dos destaques do Leaf é o pedal inteligente, o e-Pedal. Trata-se de um pedal que tem a função de acelerador e freio ao mesmo tempo. Pode parecer estranho, mas seu funcionamento é bastante intuitivo e lógico. Quando o motorista precisa do acelerador ele entrega torque às rodas dianteiras. Ao soltar o pé, ele inicia o processo de frenagem automaticamente. O Chevrolet Bolt EV também conta com esse recurso, que, segundo os engenheiros, não impacta na segurança e nem na dirigibilidade. No entanto, o pedal do freio está lá caso seja necessário frear com força total.

Com fabricação no Reino Unido, o Leaf oferece bom espaço interno que se assemelha a um hatch médio e porta-malas com capacidade de 435 litros.

Seu pacote de equipamentos inclui: direção elétrica, ar-condicionado, aquecimento dos bancos dianteiros, multimídia e tudo mais que se espera de um carro de quase R$ 200 mil.

 

Segurança 

 

O Leaf também oferece um pacote de tecnologias que compõem o Nissan Intelligent Safety Shield. O “escudo” que soma a  equipamentos como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e controle dinâmico do chassi.

O pacote inclui: alerta de mudança de faixa, sistema inteligente de prevenção de mudança de faixa, frenagem de emergência, controle de velocidade, advertência de ponto cego, visão 360° com detector de movimento, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de tráfego cruzado traseiro.

 

#nissanleaf2020


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

👪 VEM PARTICIPAR DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

✅ INSCREVA-SE  NO NOSSO CANAL: https://goo.gl/TW6YW5 – e ative o sininho para receber notificação sempre que tiver vídeo novo.

📻 ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


Siga-nos nas redes sociais:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial

🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/

🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/

🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br