Antonio Filosa deixa comando da Stellantis na América do Sul e assume o cargo de CEO Global da Jeep em um momento de queda nas vendas. Apesar dos desafios, ele expressa confiança no futuro
O atual presidente e CEO da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, assume no próximo 1º de novembro o cargo de CEO Global da Jeep, marca especializada em veículos off-road e a ‘menina dos olhos’ da empresa. O executivo italiano assume no lugar de Christian Meunier, que deixou a Stellantis para projetos pessoais. O novo chefão da empresa na América Latina será Emanuele Cappellano.
Filosa assume num momento importante para a Jeep. Depois de rápido crescimento a partir da criação da antiga FCA (Fiat Chyrsler Automobiles), a marca das sete fendas tem apresentado queda nas vendas em 2022, o que deve se acentuar também neste 2023. A Jeep abriu mão de um dos mercados mais importantes do mundo, a China, aonde as vendas despencaram 59%.
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Esses números, contudo, não assustam o novo CEO Global da Jeep. “Vejo com tranquilidade: sempre após alguns anos de alta, temos quedas”, disse Filosa em entrevista coletiva para despedir da imprensa brasileira. Antonio Filosa deixa o comando da Stellantis na América Latina após seis anos de Brasil, com mais de 47 lançamentos de produtos. O italiano elenca seus favoritos: Cronos, nova Strada e Rampage.
A saída repentina – o executivo havia acabado de comprar uma casa de praia no Sul da Bahia e finalizava uma residência em um condomínio de luxo em Nova Lima (MG)- não será um adeus definitivo do Brasil. Isso porque o país é o segundo mercado da Jeep em todo o mundo, além de ter fábrica em Goiana (PE). “Pelo menos a cada dois meses vou visitar Pernambuco”, promete.
A fábrica da Stellantis em Goiana foi a escolhida para fabricar os primeiros carros da estratégia Bio-Hybrid, veículos híbridos flex e elétricos (BEV). No local são fabricados o Jeep Compass, Jeep Renegade , Jeep Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. O novato híbrido flex deve ser justamente um modelo da Jeep; a marca também terá a primazia do BEV da Stellantis no Brasil: o Jeep Avenger ou um a novo “mini-Renegade” a ser desenvolvido.
“A Jeep tem muito para crescer. É impossível pensar o mundo sem Jeep, sem Ferrari, sem Rolls-Royce, sem algumas marcas icônicas. Um mundo sem Jeep é impossível imaginar”, declarou Antonio Filosa.
Em uma de suas últimas atividades como presidente da Stellantis, Antonio Filosa trabalhou para estender os subsídios na planta de Goiana (PE). A empresa conta com cerca de R$ 5 bilhões anuais em incentivos fiscais, que acabam em 2025. A Ideia da Stellantis é prorrogá-los até 2032, através de uma emenda na Reforma Tributária. “Precisamos de previsibilidade de ambiente econômico”, comentou.
Outra mudanças na Stellantis
Além da saída de Filosa e chegada de um novo presidente, há outras mudanças na diretoria da Stellantis na América do Sul. Aliás, o novo Chief Operating Officer (COO), Emanuele Cappellano já ocupou o cargo de Chief Financial Officer da empresa na América do Sul de 2017 a 2021. No último ano foi demitido e eis que volta, veja bem, como chefão.
Atual vice-presidente Sênior das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul e Comercial de Operações Fiat Brasil, Herlander Zola, agora assume mais funções. Passa a exercer, cumulativamente, a posição de Vice-presidente Sênior Comercial de Operações Jeep e Ram Brasil. Everton Kurdejak, que ocupava essa função, deixo a Stellantis para se dedicar a novos projetos.
Além disso, a Citroën anunciou o executivo argentino Federico Goyret como o novo Vice-Presidente Sênior de Marketing e Comunicação da marca a partir de 1º de novembro de 2023. Ele se reporta a Thierry Koskas, CEO da marca Citroën e Diretor de Vendas e Marketing da Stellantis. Goyret fez carreira na Ford e Renault, tendo sido Diretor de Marketing. Desde 2021 era responsável pela Comunicação e Marketing da Jive Investments, uma empresa internacional de gestão de ativos.
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