Em contrapartida ao otimismo que marcou o mês de abril, as perspectivas de maio parecem menos solares. Isso porque o mercado automotivo brasileiro registrou uma queda de 11,95% nos emplacamentos em maio de 2024, em comparação com abril. Foram vendidos 183.214 carros e comerciais leves no mês, um número ainda superior aos 166.322 veículos comercializados em maio de 2023. Apesar do recuo, o acumulado do ano se mantém 15,87% acima do mesmo período do ano anterior, com 874.570 unidades emplacadas.
Veja a lista dos 20 mais vendidos no final da matéria.
A Fenabrave, associação que representa as concessionárias, atribui a queda principalmente à menor quantidade de dias úteis em maio, devido aos feriados. No entanto, a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul também impactou negativamente os resultados, com uma retração de 63,81% nos emplacamentos do estado em relação a abril.
Neste cenário, a Fiat conseguiu manter a liderança do mercado, além de garantir o posto de carro mais vendido com a Fiat Strada, muito em razão da suspensão da produção da Volkswagen por falta de peças. A montadora italiana fechou o mês com 38.690 veículos vendidos, seguida pela Volkswagen, com 27.533 unidades, e pela General Motors, que se aproximou da segunda colocada, com 25.804 veículos emplacados.
O destaque negativo ficou por conta da Renault, que perdeu duas posições no ranking e caiu para a 8ª colocação, com 7.302 unidades vendidas. A fabricante francesa enfrenta uma greve em sua fábrica em São José dos Pinhais (PR), que já dura quase um mês e segue sem solução. Com isso, a Jeep conseguiu ocupar a 6ª posição no ranking mensal.
Na disputa pelos modelos mais vendidos, a Fiat Strada recuperou a liderança após dois meses, com 10.973 unidades emplacadas, ultrapassando o Volkswagen Polo. No acumulado do ano, a picape também assume a ponta, com 49.050 unidades. Já o Polo segue liderando com folga o segmento dos hatchbacks, mesmo com uma queda nas vendas em maio (8.484 unidades).
Entre os SUVs, o Volkswagen T-Cross foi novamente o mais vendido, com 6.501 unidades, mantendo a liderança no acumulado do ano. O Nissan Kicks surpreendeu e ficou na 5ª posição geral, com 5.910 unidades, superando Hyundai Creta e Chevrolet Tracker. Outro destaque foi o Toyota Corolla Cross, que disparou nos emplacamentos após sua reestilização e assumiu a liderança entre os SUVs médios, com 4.565 unidades vendidas.
No segmento dos elétricos, o BYD Dolphin Mini, líder de vendas no Brasil, registrou 2.104 emplacamentos em maio, um possível reflexo do atendimento dos pedidos acumulados da pré-venda.
Já falando de picapes médias, a Fiat Titano segue enfrentando problemas para emplacar, devido à greve do Ibama que impede a entrada do modelo no país, registrando apenas 260 unidades vendidas no mês.
Apesar do resultado de maio, a Fenabrave mantém a projeção de crescimento de 12% para o mercado em 2024, com a expectativa de atingir 2,44 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados até o final do ano.
Confira, abaixo, o ranking de maio:
Posição | Modelo | Emplacamentos (maio/2024) |
1º | Fiat Strada | 10.973 |
2º | Volkswagen Polo | 8.484 |
3º | Chevrolet Onix | 7.901 |
4º | Hyundai HB20 | 6.691 |
5º | Volkswagen T-Cross | 6.501 |
6º | Fiat Mobi | 6.148 |
7º | Nissan Kicks | 5.910 |
8º | Hyundai Creta | 5.739 |
9º | Fiat Argo | 5.552 |
10º | Chevrolet Onix Plus | 5.517 |
11º | Chevrolet Tracker | 4.613 |
12º | Toyota Corolla Cross | 4.565 |
13º | Volkswagen Nivus | 4.546 |
14º | Fiat Toro | 4.315 |
15º | Jeep Renegade | 4.173 |
16º | Honda HR-V | 3.660 |
17º | Fiat Fastback | 3.589 |
18º | Volkswagen Saveiro | 3.557 |
19º | Fiat Cronos | 3.494 |
20º | Toyota Hilux | 3.393 |
Veja mais:
- Renault Kangoo volta ao Brasil com nova geração
- Neste inverno, não esqueça do seu carro
- Brasil tem potencial pra liderar produção de hidrogênio verde