Fiat lança Strada 2024 Turbo para manter liderança no Brasil

Picape ganha motor 1.0 Turbo com 130 cv e câmbio CVT. Fiat Strada 2024 top de linha é mais barata que a Chevrolet Montana

A Fiat lança a linha 2024 da Strada, o veículo mais vendido do Brasil com novidade mecânica e novas versões. A picape compacta ganha, pela primeira vez em 25 anos de história, opção de motor turbo. A Fiat Strada 2024 chega ao mercado com preços desde R$ 100.990 até R$ 132.990, caso das picapes equipadas com o bloco T200. O objetivo é claro: permanecer na liderança nacional, além de frear a Chevrolet Montana no segmento das picapes compactas.

Além do motor mais potente, a Strada 2024 ganha um novo visual, restrito às versões topo de linha, Ranch e Ultra. O veículo conta com nova grade, novo parachoque e skidplate. E claro, novos conjuntos de rodas e algumas mudanças pontuais. Nas demais versões, segue o mesmo visual já conhecido dessa nova geração, que chegou em 2020.

Fiat Strada 2024 na versão Ranch

Uma mudança que vale para todas é o novo volante padrão Fiat, amplamente utilizado na gama da marca italiana. Além disso, o motor 1.4 Fire foi descontinuado. Assim, desde a opção de acesso, Endurance, a picape vem com o novo 1.3 FireFly.

A mais recente adição à linha Fiat Strada 2024 é a versão Ultra. Ela divide o topo da linha com a Ranch: ambas custam os mesmos R$ 132.990. Enquanto a Ranch tem dianteira mais cromada com apelo aventureiro, a Ultra tem apelo esportivo, com dianteira com acabamento escurecido e um filete vermelho na grade.

Tabela de preço

Modelo e VersãoPreço (R$)
Fiat Strada Endurance 1.3 Firefly MT Cab. Plus 2024100.990
Fiat Strada Freedom 1.3 Firefly MT Cab. Plus 2024106.990
Fiat Strada Freedom 1.3 Firefly MT Cab. Dupla 2024112.990
Fiat Strada Volcano 1.3 Firefly MT Cab. Dupla 2024114.990
Fiat Strada Volcano 1.3 Firefly CVT Cab. Dupla 2024120.990
Fiat Strada Ranch T200 AT Cab. Dupla 2024132.990
Fiat Strada Ultra T200 AT Cab. Dupla 2024132.990

Sob o capô, encontramos um motor de três cilindros em linha, com uma cilindrada de 999 cm³ e taxas de compressão de 10,5 : 1. Esse motor é capaz de gerar uma potência de 125 cv com gasolina ou 130 cv com etanol, atingindo suas rotações mais elevadas a 5,750 rpm. O torque é de 200 Nm tanto para gasolina quanto para etanol a 1.750 rpm. O bloco é todo em alumínio e conta com injeção direta de combustível e o sistema eletrohidráulico MultiAir III com quatro válvulas por cilindro.

Quanto à transmissão, a Fiat oferece o câmbio automático CVT, que oferece sete marchas emuladas no modo manual e variação contínua no modo automático. Há ainda o modo Sport, acionado por uma tecla no volante. O sistema de freios é composto por discos ventilados na parte dianteira e tambores auto-centrantes na parte traseira.

Traseira da Strada 2024 não teve qualquer mudança

A Strada Ranch /Ultra Cabine Dupla Turbo 200 Flex CVT utiliza suspensão McPherson na frente e um eixo rígido na traseira. Essa escolha visa equilibrar tanto o uso a passeio quanto a vocação para o trabalho.

A Fiat Strada 2024 segue com comprimento de 4.448 mm e uma largura de 1.732 mm (sem espelhos). A capacidade de carga é de 650 kg, enquanto a caçamba possui um volume útil de até 844 litros.

Quando se trata de desempenho, este modelo não fica atrás. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,8 segundos (com gasolina) ou 9,5 segundos (com etanol). A velocidade máxima atinge 178 km/h com gasolina ou 180 km/h com etanol. Esses números são melhores do que a Montana, que faz o 0 a 100 em 9,9s.

Segundo o dados do Inmetro, a Strada Turbo apresenta números de 12,1 km/l (urbano, gasolina) e 8,3 km/l (urbano, etanol), além de 13,2 km/l (estrada, gasolina) e 9,4 km/l (estrada, etanol).

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

1 / 18

Ficha técnica Fiat Strada 2024 Turbo

Ficha técnicaEspecificações
Motor
PosiçãoDianteiro, transversal
Número de cilindros3 em linha
Diâmetro x curso70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total999 cm³
Taxa de compressão10,5 : 1
Potência125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) @ 5,750 rpm
Torque200 Nm (gasolina) / 200 Nm (etanol) @ 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindroQuatro por cilindro, com sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape
Eixo de comando de válvulas1 no cabeçote
InjeçãoDireta
CombustívelGasolina/Etanol
Transmissão
CâmbioAutomático CVT (Continuamente Variável) com 7 Marchas Emuladas no modo Manual – Variável no modo Automático
Relações de transmissão
2,270
1,600
1,200
0,940
0,740
0,580
0,460
Entre 2,604 e 0,416
Diferencial5,698
TraçãoDianteira, com juntas homocinéticas
Sistema de freios
DianteiroSistema a disco ventilado, com pinça flutuante (diâmetro de 284 x 22 mm)
TraseiroSistema a tambor com sapatas auto-centrantes (diâmetro de 9″)
Suspensão dianteira
TipoMcPherson e barra estabilizadora
AmortecedoresHidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elásticoMolas helicoidais
Suspensão traseira
TipoEixo rígido
AmortecedoresHidráulicos de duplo efeito
Elemento elásticoMolas parabólicas longitudinais
Direção
AssistênciaElétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva10,8 m
Rodas
Medidas16 X 6,0J ET40 (em liga-leve)
Pneus205/55 R16 ATR
Peso do veículo
Em ordem de marcha1.253 kg
Capacidade de carga650 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento4.448 mm
Largura da carroceria1.732 mm (s/espelhos)
Altura do veículo1.577 mm / 1.601 mm (com barra de teto)
Distância entre eixos2.737 mm
Altura mínima do solo185 mm
Ângulo de entrada23°
Ângulo de saída29º
Tanque de combustível55 litros
Comprimento máximo da caçamba1.178 mm
Largura máxima da caçamba1.310 mm
Altura máxima da caçamba606 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria)844 litros
Performance
0 a 100 km/h9,8 s (gasolina) / 9,5 s (etanol)
Velocidade máxima178 km/h (gasolina) / 180 km/h (etanol)
Consumo PBEV
Urbano12,1 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol)
Estrada13,2 km/l (gasolina) / 9,4 km/l (etanol)
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada