Fiat lança novo Fiorino por R$ 100 mil
A Fiat acaba de atualizar o Fiorino. O furgão passa pela primeira atualização desde 2014, quando trocou a carroceria dos anos 1980 pela da atual geração do Uno. Com apenas uma versão e preço de R$ 99.990, o furgão goza de se posicionar num segmento sem concorrentes diretos.
Hoje seus rivais são modelos mais caros com os primos franceses Jumpy e Expert. E apesar do valor salgado, a Fiat espera ampliar suas vendas em 10%.
A marca se baseia no crescimento do varejo online, que explodiu com a pandemia. Segundo os executivos, o segmento cresceu 74% em 2020, o que elevou a demanda para veículos de entrega compactos para a rota final.
O carro
Visualmente o carro mudou praticamente nada. Ela incorporou os faróis atuais do hatch, além de para-choque redesenhado e novas grade e logomarca.
No entanto, o visual do Fiorino é o que menos importa, ainda mais quando se trata de um carro de trabalho, em que é preciso considerar o custo operacional. Assim, o faróis de parábola simples do Uno e o para-choque sem pintura reduz o custo de reparabilidade.
Motor
Ainda de olho na calculadora do transportador, a Fiat afirma que recalibrou o motor do furgão. Para continuar no mercado, o motor 1.4 Fire EVO de 86 cv precisou se adequar às novas exigências do Proconve L7, que entrará em vigor em janeiro.
Assim, o bloco recebeu novos bicos injetores e nova calibração. Segundo a marca, os ajustes reduziram o consumo em 8,3% no álcool e 11,8% na gasolina.
De acordo com a Fiat, a média de rodagem de carros do segmento é de 28 mil quilômetros anuais. E segundo a marca, com o preço médio atual da gasolina, na casa dos R$ 6,50, os ajustes podem gerar uma economia anual de R$ 1.500. No decorrer do ano pode parecer pouco, mas a italiana pontua que numa frota com dezenas ou centenas de veículos, a redução é considerável.
Interior
Por dentro, a Fiat fez o que ela faz de melhor, deu um tapinha nos painéis plásticos, com novos porta-objetos e até mesmo um compartimento para máquinas de cartões. Afinal a função da Fiorino é ser um carro comercial, assim não há necessidade de grandes refinamentos. Por outro lado, a marca aponta que modernizou o sistema de ar-condicionado, para tornar a labuta mais confortável.
O Fiorino ainda conta com direção hidráulica, vidros elétricos, computador de bordo, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa (Hill Holder), alerta de frenagem de emergência e chave de abertura remota.
Fotos: Fiat/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50