Fiat 500 elétrico estreia junto com nova geração

Fiat 500 elétrico estreia junto com nova geração

,Fiat 500 elétrico – Na feira de tecnologia de Las Vegas (CES), executivos da FCA já tinham deixado escapar que a Fiat importaria a versão elétrica do pequenino 500 para o Brasil. No entanto, o que se tinha, até então, era uma versão elétrica pouco atraente devido a baixa autonomia de suas baterias, além de uma versão híbrida leve, relegada ao mercado europeu. E qual dos dois viria para cá? Nem um, nem outro.

O 500 elétrico que chegará ao Brasil é totalmente novo, inclusive estreia a nova geração do carrinho, que manteve suas linhas básicas, mas a marca garante que ele cresceu em comprimento (mais 6 cm), largura (mais 6 cm) e entre-eixos (mais 2 cm). Ou seja, cresceu muito em função da necessidade de acoplar o berço de baterias no assoalho.

300x250

Visualmente, o 500e parece que passou apenas por uma leve plástica, mas o carro mudou profundamente. O modelo vive dilema de outros carros que têm design marcante, como Fusca e 911, que exigem ajustes muito sutis para não macular suas linhas marcantes.

Por dentro, a principal novidade do novo 500, assim como sua variante elétrica é extinção do console da transmissão. O carrinho passa a contar teclas montadas no próprio painel: P, R, N e D. As teclas estão posicionadas abaixo do pequeno porta-objetos. Acima, ficam comandos de refrigeração e novo módulo multimídia Uconnect 5, que conta com internet Wi-Fi. O Quadro de instrumento minimalista manteve as formas originais, porém passa a ser totalmente digital.

O carrinho também recebeu assistentes de condução como ACC, monitor de faixa, leitor de placas (que ajusta a velocidade ao limite da via), freio automático de emergência, dentre outros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Motor do Fiat 500 elétrico

O 500e recebeu unidade de 87 kW, que corresponde a 118 cv. Ele permite que o carrinho acelere de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinja a velocidade máxima de 150 km/h.

Podem parecer números modestos, mas, quando se trata de elétricos, performances muito atléticas comprometem a autonomia das baterias. E, nesse caso, a Fiat garante que as pilhas de 42 kWh permitem rodar até 320 quilômetros.

Para recarregar as baterias, a fabricante afirma que em eletropostos é possível regenerar até 80% da carga em 35 minutos. Já no carregador doméstico (Wallbox) são necessárias 6 horas para se obter carga completa.

 

Brasil

A chegada do modelo ao Brasil já foi confirmada pela alta cúpula da FCA e deverá acontecer até o final do ano. Entretanto, não seria surpresa se o lançamento se arrastasse para 2021 devido a constante elevação do dólar, que já barrou o desembarque do jipinho 500X mais de uma vez.


Fotos: divulgação

 

 


 

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br