Ferrari lança 812 Competizione

Ferrari lança 812 Competizione

A Ferrari acaba de apresentar a 812 Competizione, série especial derivada do 812 Superfast, aprimorada para o uso em pista, como foi a TDF para a F12 Berlinetta. No entanto, a Ferrari ainda elaborou uma opção roadster, batizada de Competizione A, com para-brisas e vidros que remetem aos antigos carros de corridas de teto aberto.

A edição não é um carro homologado para competição. Ele não conta com restrições de volume de motor, assim como uso de elementos aerodinâmicos em conformidade com regulamentos por categoria. Trata-se de um carro em que seu proprietário pode extrair o máximo de performance e também rodar na rua.

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Ferrari 812 Competizione

A 812 Competizione passou por ajustes aerodinâmicos severos, com direito a novos para-choques, capô, substituição do pára-brisas traseiro por uma persiana. Na seção frontal, o novo para-choque conta com novos coletores para resfriamento dos freios e admissão.

Visto de lateral, o que chama atenção são as rodas aro 20, com desenho exclusivo, calçadas com pneus Pirelli P-Zero  275/35 ZR20, na frente, e 315/35 ZR20, na traseira.

Na traseira, o bólido recebeu novos difusores de ar, para elevar o efeito solo, assim como novo aerofólio integrado. O carro ainda recebeu novas ponteiras de escapamento deslocadas para as extremidades do para-choque.

Interior do 812

Ferrari 812 Competizione

Por dentro, o 812 Competizione conta com bancos do tipo concha, volante com indicador de troca na parte superior do raio, ajuste de condução Manettino e botão de partida. O acabamento não sofreu reduções. O interior é forrado em alcântara e o carro manteve ar-condicionado, sistema de áudio e o mesmo quadro de instrumentos que combina dois monitores e conta-giros analógico.

Na versão aberta, o que muda é o santo-antônio duplo atrás dos bancos, assim como o capô traseiro plano e o teto destacável.

Motor

Ferrari 812 Competizione

A edição manteve o mesmo V12 6.5 com aspiração natural da Superfast. No entanto, a cavalaria saltou de 800 cv para 830 cv a absurdos 9.250 rpm. Já o torque é de 70,5 kgfm a 7 mil giros. O conjunto é complementado com transmissão de dupla embreagem de sete marchas F1 DCT e tração traseira.

Com peso de 1.487 kg, a 812 Competizione acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 340 km/h. Segundo a Ferrari, o tempo de volta em Fiorano (circuito da marca, em Maranello) foi de 1m20s.

 


Fotos: Ferrari/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br