FCA estoura carro ao invés de champagne pra inaugurar seu Safety Center

FCA estoura carro ao invés de champagne pra inaugurar seu Safety Center

Quem já assistiu a uma colisão de automóvel sabe como a pancada é brutal. Isso sem falar nas consequências, que podem ser trágicas. Porém muitas vezes é preciso preciso jogar o carro contra o muro, literalmente, para torná-lo mais seguro. A FCA inaugurou sua unidade de ensaios de colisão, o Safety Center, na unidade de Betim (MG) e demonstrou como os testes são feitos, na prática.

O laboratório montado em uma área de 7.600 metros (que corresponde a 3/4 de um campo de futebol), conta com uma pista de 130 metros, que comporta veículos de até 4 toneladas, que podem acelerar a até 100 km/h. A fabricante afirma que investiu R$ 40 milhões na construção das instalações que permitem ensaios de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais. 

O complexo ainda conta com sistema de iluminação de 100 mil Lúmens e um conjunto de cinco câmeras capazes de registrar os impactos numa velocidade de 1.940 qps (quadros por segundo). Assim, é possível registrar com grande precisão todo o momento da colisão e ver como ocorre a deformação do automóvel.

 

Para a demonstração inaugural, a marca “sacrificou” uma picape Fiat Toro, que se chocou a 48 km/h contra um bloco não deformável. A ideia era demonstrar que o laboratório atende aos padrões exigidos por entidades como Latin NCap, mas também atestar o nível de proteção do utilitário. A parte frontal se deformou, mas a cabine foi capaz de garantir a integridade dos dummies, que é a parte importante.

Segundo a FCA, o laboratório irá reduzir o tempo de desenvolvimento dos produtos fabricados em Betim (MG) e Goiana (PE). Até então, todos os automóveis eram encaminhados para os laboratórios do grupo na Europa ou nos Estados Unidos. “Com o Safety Center em Betim, ganhamos autonomia e reduzimos o tempo de desenvolvimento dos automóveis”, afirma Silvio Piancastelli, gerente de Conceito de Veículo.

Ainda segundo o grupo ítalo-americano, o laboratório é capaz de realizar 96 provas por ano. 

 

Mais imagens e informações no nosso Instagram: @carroscomcamanzioficial

 

Imagens: Estúdio Cerri


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

👪 VEM PARTICIPAR DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


✅ INSCREVA-SE  NO NOSSO CANAL: https://goo.gl/TW6YW5 – e ative o sininho para receber notificação sempre que tiver vídeo novo.


Siga-nos nas redes sociais:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial

🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/

🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/

🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br