FCA e PSA se unem e formam o quarto maior grupo do planeta

 

A Fiat Chrysler e a PSA (Citroën, Peugeot e Opel) confirmaram a fusão, que cria o quarto maior grupo automotivo do mundo. A história evoluiu rápido. Na quarta-feira surgiram rumores na imprensa internacional que os grupos ítalo-americano e franco-germânico poderiam se unir. Imediatamente as duas emitiram notas, ratificando o interesse na parceria, mas sem dar muito detalhes. E, há pouco, consolidaram a união, em que cada uma das partes terá 50% do controle acionário, valor de mercado na ordem de US$ 50 bilhões.

 

Com a fusão, o novo grupo será responsável pela gestão de 14 marcas, além de demais empresas vinculadas à cadeia automotiva. Do lado da FCA, são: Alfa Romeo, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati e Ram. Já do lado da PSA, são outras sete marcas: Citroën, DS, Opel, Peugeot e Vauxhall, além da indiana Ambassador, e da fabricante de micro-carros Aixam.

300x250

Em volume de produção FCA é o oitavo maior fabricante de automóveis, com volume de 4,8 milhões de unidades em 2018. A PSA por sua vez acumulou 4,1 milhões de veículos comercializados no ano passado. Juntas, elas ainda não serão capazes de superar o VW Group (10,8 milhões), Toyota (10,4 milhões) e Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi (10,3 milhões). No entanto, o grupo poderá superar a General Motors, que no ano passado vendeu 8,6 milhões em 2019 e que, em 2017, vendeu para os franceses a alemã Opel e a britânica Vauxhall.

 

Namoro ou amizade

 

A FCA há muito vem buscando formar parceria com outros grupos automotivos. O grupo ítalo-americano precisa de um parceiro investimentos que a indústria terá que providenciar nos próximos anos, como eletrificação e serviços de mobilidade.

No final de maio, FCA e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciaram interesses em uma fusão. As duas se mostraram bastante otimistas com a união,  mas as conversas não foram para frente, por parte dos ítalo-americanos que desistiram do negócio.

 

FCA e PSA – Chá de casa nova

 

Por hora, o controle do grupo será exercido em forma conjunta pelo atual presidente da FCA, John Elkann, e o chefão da PSA Peugeot Citroën, Carlos Tavares. A nova empresa terá sede na Holanda. O nome do novo grupo ainda não foi definido.

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada