SUV de 7 Lugares Chega em 2025 e Grande Panda vem para o Brasil em 2026
A Fiat está expandindo sua linha com um SUV de sete lugares baseado no recém-lançado Grande Panda, mirando no mercado europeu a partir de 2025. Paralelamente, o hatch Grande Panda se prepara para substituir o Argo no Brasil, com produção nacional prevista para 2026.


SUV Derivado do Panda: Detalhes e Expectativas
Em entrevista à revista italiana Quattroruote, o CEO da marca, Olivier François, revelou que o novo SUV, provisoriamente chamado de “Giga Panda”, pode ser batizado como “Pandissima”. A apresentação oficial está prevista para o próximo semestre, com lançamento no mercado europeu entre o final de 2025 e o início de 2026.
A plataforma escolhida para o SUV é a Smart Car (CMP), a mesma utilizada no Citroën C3 Aircross, visando otimizar custos através do compartilhamento de componentes. Essa plataforma, em sua versão alongada, permite a adoção de sistemas de propulsão híbridos e elétricos. As dimensões estimadas do SUV são de 4,50 metros de comprimento, o que o posiciona acima do Fiat Pulse, que mede 4,10 metros.
A iniciativa de lançar um SUV derivado do Grande Panda não é inédita. Em 2024, a Fiat apresentou um conceito com um design de linhas retas e quadradas, buscando resgatar o segmento de mercado que antes era ocupado pela minivan Multipla nos anos 2000.
Motorizações e Opções para o SUV
Na Europa, o Fiat Grande Panda oferece uma versão elétrica com 113 cv de potência e autonomia de 320 km (ciclo WLTP). Há também uma configuração híbrida que combina um motor 1.2 turbo de três cilindros com um sistema híbrido leve de 48V, entregando até 100 cv de potência. A expectativa é que o SUV compartilhe as mesmas opções de motorização.
Grande Panda Chega ao Brasil em 2026 para Substituir o Argo
O Fiat Grande Panda chegará ao Brasil no início de 2026, sendo produzido em Betim (MG). Com um visual diferenciado em relação ao modelo europeu, o hatch terá um design mais conservador. A versão brasileira poderá ser equipada com o motor 1.0 Firefly, que entrega 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Além disso, espera-se que versões mais equipadas adotem o sistema híbrido leve já presente nos Fiat Pulse e Fastback, e nos futuros Peugeot 208 e 2008 GT.
Fiat Mira em Produto Global com o Panda
Olivier François enfatizou a importância estratégica do Grande Panda como “o primeiro produto global para a marca Fiat desde a família Palio, lançada em 1996”. Ele ainda confirmou que o Panda “chegará ao Brasil depois [da Europa], como um substituto do Argo, que ainda não está no fim de seu ciclo de vida”. O CEO explicou que a Fiat comercializa cerca de 40% de seu volume na Europa e 60% em outros mercados, mas com uma linha de produtos muito regional. O Grande Panda, portanto, representa uma mudança nessa estratégia.
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