Fábrica de Betim completa 47 anos e comemora 1,5 mi de motores FireFly

Polo industrial da Stellantis já fabricou 17 milhões de veículos. Fábrica de Betim agora se prepara para o futuro com motores híbrido-flex

O Polo Automotivo Stellantis de Betim, nome atual da famosa “fábrica da Fiat” comemora 47 anos de operações. Desde a sua inauguração, em 9 de julho de 1976, mais de 17 milhões de veículos foram produzidos, dos quais 4 milhões já foram exportados para 37 países.

Além dos produtos fabricados ao longo desses quase 50 anos, a Stellantis também comemora outro feito neste ano: mais de 1,5 milhão de motores FireFly fabricados na planta!

300x250

Localizado em uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, o Fábrica da Fiat de Betim abriga mais de 120 fornecedores e é uma das maiores plantas automotivas da Stellantis no mundo, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída. São cerca de 16 mil colaboradores, representando mais da metade da força de trabalho da empresa na América do Sul.

No line-up atual, a planta de Betim é responsável por veículos que estão entre os mais vendidos no Brasil, como a Nova Strada e o Mobi. Também são atualmente montados lá Argo, Pulse e Fastback, o SUV Coupé da Fiat. Os comerciais leves Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid também são fabricados no Polo.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

A fábrica da Fiat também se destaca como o maior centro de produção de powertrain da América Latina. Em junho de 2023, a marca de 1,5 milhão de motores Firefly produzidos foi alcançada, sendo mais de 190 mil unidades fabricadas apenas nos primeiros seis meses deste ano. Além dos motores Firefly, a planta também produz as famílias de motores Fire e GSE Turbo.

Pesquisa e desenvolvimento

Toda a concepção, projeto, desenvolvimento e teste dos veículos da Stellantis no Brasil ocorrem no Polo de Betim. A empresa possui total autonomia tecnológica na América Latina, com estruturas como o Tech Center e o Design Center, que reúnem mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos responsáveis por transformar ideias e conceitos em realidade.

Desde a criação da Stellantis, com a fusão da FCA com a PSA, o Polo Automotivo de Betim é reconhecido internacionalmente como um centro de desenvolvimento automotivo de classe mundial, contando com 40 laboratórios estrategicamente distribuídos em sua área.

Futuro: híbrido flex

A fábrica da Fiat em Betim deverá ocupar um outro lugar de destaque nos próximos anos. É que a Stellantis aposta no sistema híbrido flex, biocombustíveis aliados com energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Nesse sentido, a empresa está estruturando a plataforma BIO-ELECTRO, com foco em informação, formação, recrutamento, incubação de ideias, desenvolvimento do ecossistema e materialização de soluções inovadoras e localização da produção.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada