Toyota Etios perde motor 1.3

Toyota Etios perde motor 1.3

Toyota Etios perde motor 1.3, que continua disponível no Yaris

Ele chegou a ser sentenciado e condenado, mas ainda segue vivo. No entanto, já dá sinais que o passamento está para chegar. O Toyota Etios acaba de sofrer ajustes em sua linha, deixando de oferecer o motor 1.3, assim como a versão de entrada X, tanto na carroceria hatch, como na sedã.

A partir de agora, o hatch japonês passa a ser oferecido apenas com unidade 1.5. A versão de entrada X Plus, com transmissão manual, passa a ser a opção mais barata do hatch, partindo de 63.590. Um acréscimo de R$ 8.200 em relação ao finado Etios X 1.3.

300x250

Já na linha sedã, as versões X 1.5 também deixam de ser oferecidas. A partir de agora toda gama do compacto contará apenas com a versão X Plus, equipadas com motor 1.5 de 107 cv e 14,7 mkgf de torque. As transmissões são manual de seis marchas ou automática de quatro velocidades.

Fato é que o Etios não tem tido bom desempenho há muito tempo. Desde janeiro, foram licenciadas apenas 7.406 unidades do hatch e 4.124 do sedã, segundo a Fenabrave, enquanto o Yaris vendeu 14.100 (hatch) e 10.203 (sedã).

 

Fim do Etios?

 

Enxugamento de linhas fazem parte da estratégia de fim de ciclo de qualquer modelo. A dupla já tem oito anos de mercado e sem previsão nenhuma de uma renovação. Fatores que reforçam a chegada do cadafalso, é que ele deixou de ser fabricado na Ásia, onde não terá substituto. O modelo deixou de ser produzido na Índia em abril. Atualmente, o Etios é fabricado apenas no Brasil, na unidade de Sorocaba.

No entanto, a planta é cotada para receber o futuro Corolla Cross, SUV de porte médio que chegará para disputar terreno com Compass, Taos e Territory. E, considerando o apelo comercial em um utilitário-esportivo em relação a um compacto de entrada, é muito improvável que a Toyota estenda ainda mais a vida do veterano.

Com saída das versões de entrada, a Toyota começa a reposicionar o Yaris para a base da gama. O compacto continua sendo oferecido com 1.3 de 101 cv, na sua configuração de entrada. O irmão mais refinado parte de R$ 68.490 e pode receber caixa manual ou CVT, que emula sete marchas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o fim do motor, a gama passa a contar apenas com quatro modelos. São eles:

 

  • Etios X Plus 1.5 (MAN) – R$ 63.590
  • Etios X Plus 1.5 (AT4) – R$ 69.290
  • Etios Sedan X Plus 1.5 (MAN) – R$ 66.790
  • Etios Sedan X Plus 1.5 (AT4) – R$ 72.690

 

Fotos: divulgação montadora

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br