Eletrificação Chega às Máquinas de Construção: EUA x China

Eletrificação Chega às Máquinas de Construção: EUA x China

O mercado global de máquinas elétricas de construção está passando por uma transformação significativa, com a China atualmente liderando as vendas, mas com os Estados Unidos projetados para assumir essa posição até 2044, segundo o relatório “Veículos elétricos na construção 2024-2044: tecnologias, participantes, previsões” da IDTechEx.

Dominância Chinesa: Razões e Tendências

A China conquistou a liderança no mercado de máquinas de construção eletrificadas devido a uma combinação de fatores. A experiência prévia do país em eletrificação de diversos setores de mobilidade pesada, uma cadeia de suprimentos de baterias bem desenvolvida e políticas governamentais favoráveis contribuíram para esse cenário.

Os fabricantes chineses têm focado no desenvolvimento de máquinas elétricas maiores, como escavadeiras grandes, carregadeiras de rodas e guindastes móveis. Essas máquinas são amplamente utilizadas na China e são as que mais emitem poluentes no setor de construção.

Um aspecto técnico relevante é a preferência chinesa pela química de bateria LFP (Lítio Ferro Fosfato). Essa tecnologia, mais barata por kWh, é particularmente adequada para máquinas de construção maiores, onde o peso adicional não é uma grande preocupação.

Desafios Futuros para o Mercado Chinês

Apesar do rápido crescimento inicial, o mercado chinês pode enfrentar desaceleração. O preço mais significativo para máquinas elétricas maiores pode desencorajar potenciais compradores. Além disso, o mercado de construção chinês em geral está mostrando sinais de desaceleração, com uma queda significativa nas vendas de máquinas em 2023.

Ascensão dos Estados Unidos nesse mercado

Enquanto isso, os Estados Unidos estão ganhando terreno. Grandes fabricantes como Caterpillar e John Deere estão intensificando seus esforços na eletrificação. O mercado de construção dos EUA é um dos maiores do mundo, com uma característica distintiva: cerca de dois terços das máquinas pesam 6 toneladas ou menos, tornando a eletrificação mais fácil e economicamente viável.

Mas os EUA não estão sem desafios. Os fabricantes americanos tendem a utilizar baterias NMC (Níquel Manganês Cobalto), que oferecem alta densidade de energia, ideal para máquinas compactas. No entanto, o custo mais alto por kWh dessa tecnologia pode impactar a viabilidade econômica da eletrificação de máquinas maiores.

Perspectivas Futuras

Embora os EUA estejam projetados para liderar em vendas unitárias, a maioria das máquinas elétricas no país serão compactas, o que pode resultar em um valor de mercado menor comparado à China. O relatório da IDTechEx prevê um crescimento significativo na indústria de máquinas elétricas de construção nos EUA, China, Europa e no resto do mundo nos próximos 20 anos.

É interessante ver aonde a eletrificação está chegando, afinal de contas, a sustentabilidade tem que estar em toda a cadeia e não só nos carros.

Esta evolução no mercado de veículos elétricos de construção reflete não apenas avanços tecnológicos, mas também mudanças nas políticas ambientais e nas demandas do mercado por soluções mais sustentáveis na indústria da construção.

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Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.