Disco Volante: A Alfa feita no vento

Disco Volante: A Alfa feita no vento

O túnel de vento se tornou um recurso indispensável na fabricação de qualquer automóvel. Ele é responsável por indicar como a carroceria reage à resistência do ar enquanto se desloca. De um compacto popular a um bólido de Fórmula 1, a visita no túnel de vento pode salvar ou condenar o projeto de um carro.

Acontece que há poucos laboratórios como esse. Eles demandam espaço, são caros e precisos, com uso de computadores de ponta. Pois literalmente se coloca o carro diante de um ventilador gigante, que simula o carro em movimento. Imagine um túnel de vento em 1952?

Disco Volante

Pois é, fui em um túnel de vento que a Alfa Romeo e a Carrozzeria Touring moldaram o C52 1900 Disco Volante. Esse carro de corridas foi desenhado para as provas de turismo europeias. Naquela época no Velho Mundo ainda se reerguia da Segunda Guerra Mundial. E nada como o automobilismo para emplacar uma marca.

Assim, a fabricante do Cuore Sportivo chamou a encarroçadora milanesa para criar um carro imbatível, capaz de vencer a Ferrari 166, construída pelo antigo “prata da casa”, o comendador Enzo. O Disco Volante recebeu formas ovaladas. Visto de frente parece que flutua. Duas formas ajudam o ar a passar com facilidade tanto por cima, como por baixo da carroceria.

Motores do Disco Volante

Sob o capô foi instalado uma unidade 2.0 de quatro cilindros, que de 156 cv, graças ao sistema de dupla carburação. Com apenas 735 quilos, o motor permitia boa performance e eficiência. Foram construídas três unidades.

No entanto, os engenheiros resolveram dar mais potência ao carro e aplicaram a unidade seis cilindros (em linha) 3.5, ajustada para 227 cv, que deixava o carro extremamente rápido. Mas o Disco Volante acabou não vingando nas pistas. Foi um estudo sofisticado de design e aerodinâmica contribuições significativas para a indústria do automóvel.

Há quem diga que elementos dessa Alfa inspiraram o desenho do Jaguar E-Type, 11 anos depois. Carro que Enzo Ferrari disse ser o mais bonito já criado.

 


Fotos: Creative Commons/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br