Dicas para uma Direção Segura

Dicas para uma Direção Segura

São 8 dicas para você nunca mais se esquecer dos cuidados no trânsito

 

A direção defensiva, ao contrário da conclusão aparentemente óbvia, pode economizar tanto tempo quanto dinheiro e, mais importante, manter as estradas mais seguras para todos. Ela ajudará você a trafegar na maioria das condições de trânsito e tráfego e antecipar a possibilidade de um acidente – desviando-se dele.

A condução na cidade também é uma fonte importante de estresse, especialmente durante a hora do rush. Cidades e subúrbios em crescimento resultaram em um aumento no número de pessoas que precisam usar um carro para se locomover e as motos acabam sendo uma importante solução para quem precisa se deslocar com agilidades.

300x250

Dessa forma, preparamos algumas dicas para você tomar cuidados essenciais para tornar sua pilotagem uma experiência mais agradável e segura.

 

  1. Respeite o direito de ir e vir de todos

Se você encontrar um condutor que está com pressa, não seja obstinado e ceda o direito de passagem, mesmo que esteja legalmente correto em recusar. Enquanto um motorista pode estar sendo um valentão em alegar que você cede, é melhor deixá-lo passar.

Não bloqueie o caminho de nenhum veículo, movendo-se na frente dele ou impedindo sua passagem de qualquer forma. Isso é perigoso e aumenta o risco de um acidente. Além disso, entrar e sair do tráfego é uma séria ameaça à segurança. Lembre-se sempre: quando se trata de dirigir ou pilotar uma moto, chegar ao seu destino com segurança é o mais importante.

 

  1. Não exceda o limite de velocidade

Dirigir sobre um determinado limite de velocidade não é apenas ilegal, mas também perigoso. Dirigir a 100km/h em uma estrada onde o limite é de 80km/h pode economizar 20 minutos, mas também aumenta as chances de um acidente.

Quanto mais rápido você está se movendo, mais tempo vai levar para a sua moto ou seu carro, por exemplo, fazer uma manobra quando você aplica os freios. Isso também reduz o tempo que você tem para reagir ao inesperado, tendo seu veículo fora de controle ou inesperadamente avistar um animal atravessando a rua.

Portanto, escolha uma velocidade que corresponda ao restante do tráfego sem exceder o limite de velocidade. Se o tráfego estiver se movendo a um ritmo mais rápido do que o esperado, mantenha-se na faixa da direita e fique fora do caminho dos veículos mais apressados.

 

  1. Preste atenção na estrada

Numerosos acidentes acontecem porque um piloto ou motorista não presta atenção ao que está acontecendo na estrada. Qualquer veículo pode ser a causa de um acidente. Lembre-se: você não pode confiar em seus colegas motoristas, acreditando que eles irão seguir as regras e o manterão seguro. Por isso, todo cuidado é pouco!

Assim sendo, fique atento e garanta que você tenha espaço de sobra para manobrar sua moto ou carro para fora de uma situação potencialmente perigosa. Ajudaria se você não usasse seu celular ou ouvisse música no volume máximo no caso de carros e, incrivelmente de motos, pois tem muito motociclista que se arrisca ao acessar o celular prendendo-o ao painel de sua moto.

Por isso, seja cauteloso! Tente antecipar o que os outros condutores podem fazer na situação, especialmente em estradas abertas ou quando há tráfego pesado.

Motoristas apressados tendem a se juntar à estrada principal sem verificar o fluxo de tráfego. Além disso, em uma estrada movimentada, como um centro comercial, atente para os carros que saem do estacionamento.

 

  1. Nunca se esqueça do capacete e cinto de segurança

Tenha isso como regra daqui por diante: tanto o capacete quanto roupas especializadas para motociclistas, além o cinto de segurança para os motoristas são os dispositivos de segurança mais importantes. Eles podem parecer insignificantes para quem acaba sendo imprudente ou negligente, mas pode salvar sua vida!

Isto porque a força e o movimento súbito de uma colisão podem ferir fatalmente uma pessoa (empurrando a caixa torácica, pulmões e coração contra o painel de instrumentos ou o asfalto) ou, até mesmo, arremessar motoristas e pilotos para longe, o que causa diversos ferimentos que podem ser significativos.

Portanto, o uso de capacetes e cinto de segurança também ajudam a reduzir o movimento durante a condução em estradas esburacadas. Se você costuma transportar crianças pequenas, use um assento para bebê e prenda-o usando o cinto de segurança. Ao transportar um carona em sua moto, certifique-se de que ele esteja utilizando o capacete, roupa apropriada e tenha condições de se segurar em sua cintura; evite transportar crianças, especialmente em deslocamentos de grandes distâncias, mas se isso for inevitável, coloque-a com segurança em sua moto, tendo o máximo de segurança de que ela não irá se distrair e cair ou soltar as mãos no caso de uma curva mais fechada, por exemplo.

 

  1. Não vá para o trânsito se você estiver estressado ou indisposto

Se você acha que está distraído, estressado, fadigado ou encontra-se doente, provavelmente isso afetará seu julgamento durante uma condução de moto ou carro – e não é recomendado que você não deve ficar em frente ao volante. Qualquer um desses estados pode retardar o seu tempo de reação, além de que dirigir/pilotar dessas maneiras é imprudente.

Estar sobrecarregado, estressado ou cansado aumenta as chances de você adormecer. Se for uma viagem longa e você se sentir cansado, encoste-se ao lado da estrada e durma um pouco.

Se estiver indo a uma festa em que você provavelmente consuma álcool, certifique-se de que alguém que não beba o conduza para casa ou providencie um táxi. Além disso, seria o mais seguro  se você não estiver bem.

 

  1. Desacelere em estradas molhadas

A coisa mais sensata a se fazer em condições climáticas adversas, como chuva forte ou neblina, é diminuir a velocidade. Dirigir em alta velocidade com chuva forte pode levar a uma aquaplanagem.

Certifique-se também de que seus pneus tenham a pressão de ar correta, pois pneus super-inflacionados reduzem a área de contato com a estrada, resultando na perda de atrito de rolamento em superfícies molhadas. Se eles estiverem super-inflados, libere um pouco de ar.

 

  1. Conheça os pontos cegos

Lembre-se de que você tem alguns pontos cegos distantes em seu espelho retrovisor. Sempre seja cauteloso ao se mover para os lados, como quando você está trocando de pista ou saindo de um estacionamento.

Em estradas com limites de velocidade mais altos, como rodovias, o tráfego da parte traseira se aproxima muito rapidamente. Então, seja cauteloso: quando houver veículos grandes, como caminhões e ônibus na estrada, certifique-se de manter uma distância suficiente para que você tenha a estrada e veículos ao seu entorno o mais visível possível.

Dê também uma olhada rápida em busca de qualquer coisa em seu caminho. Tenha especial cuidado se houver crianças brincando ao redor de onde passa. A direção defensiva pode parecer monótona, mas a segurança deve ser a consideração primordial!

 

  1. Releia o Código de Trânsito Brasileiro

É fato. Dificilmente alguém conseguiria decorar tudo o que está escrito no Código Brasileiro de Trânsito. É por isso que não seria tão ruim assim se você tirasse algumas horas do seu fim de semana, por exemplo, para dar uma lida no código e em suas proibições.

Quem sabe, daqui a alguns dias, você até possa responder melhor às dúvidas dos seus filhos em relação ao trânsito e suas regras, como o significado das placas ou mesmo as marcações existentes na estrada.

Gostou destas dicas para um trânsito mais seguro? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude a sensibilizar outras pessoas sobre a importância de uma direção defensiva!

 


 

Crédito da imagem: Life Of Pix/Pexels

 


 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

FIQUE PERTO DA GENTE!:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial

🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/

🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/

🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

👉 AVISO: Só quem está inscrito no nosso Canal recebe os avisos de novos vídeos, por isso você precisa se inscrever agora! É GRATUITO e super fácil! É só clicar AQUI: https://goo.gl/TW6YW5

Depois de se inscrever, clique no sininho para receber as notificações de todos os vídeos que são postados. São só dois cliques! Super fácil! Combinado?

😉 Te convido a compartilhar esse vídeo com seus amigos, assim você ajuda o Canal a crescer e continuar trazendo novos vídeos para você. O que acha?

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br