De Besta a Niro, Kia completa 450 mil carros vendidos no Brasil

Marca sul-coreana se destaca com modelos como o Sportage, Cerato e Besta. Novos elétricos como EV9 e Niro EV serão aposta da Kia no Brasil

A Kia celebra três décadas de atividades contínuas na importação de veículos automotores no Brasil. O marco dessa jornada ocorreu em 30 de junho de 1992, pouco tempo após a abertura do mercado brasileiro de automóveis ao comércio internacional. E agora, em agosto de 2023, a marca sul-coreana completa outro feito: a comercialização de 450 mil veículos Kia no Brasil. O carro número 450.000 é o SUV full hybrid Niro, pela concessionária Stern de São Paulo à cliente Lina Monetta Silva.

Como parte desse feito, a cliente recebeu um certificado de compensação de emissões de carbono para 160 mil km rodados e um pacote de revisões periódicas gratuitas. Em comemoração a essa ocasião, a Kia Brasil está estendendo a compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados a todos os novos compradores do Niro HEV, a partir desta unidade comemorativa até o final deste ano.

Olhando para o futuro, a Kia no Brasil aposta na popularização de veículos elétricos e introduzir serviços de mobilidade adaptados às necessidades locais e individuais. Dentro dessa perspectiva, a marca lançou modelos como o EV6 e o Stonic MHEV, com planos para trazer modelos 100% elétricos ao país em 2024. Destes, o SUV de grande porte EV9 e o Niro EV já estão em processo de homologação no Brasil.

José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil

Historia da Kia no Brasil

O presidente da Kia Brasil, José Luiz Gandini, ressalta que a trajetória de 30 anos da empresa pode ser resumida em uma única palavra: resiliência. Desde o início das operações, a marca enfrentou desafios como instabilidades cambiais e medidas governamentais voltadas à proteção da indústria nacional.

O começo da historia da Kia no Brasil história remonta a 1992, quando José Carlos Gandini, pai do atual presidente da importadora, foi abordado por um sul-coreano residente no Brasil que procurava representantes para a Kia Corp. Logo após, o Grupo Gandini foi nomeado importador oficial Kia e fez o primeiro pedido de 1.000 veículos.

A empresa destacou-se pela priorização do atendimento aos clientes de veículos comerciais, mantendo um centro de distribuição de peças e componentes para garantir pronto atendimento de pós-vendas. A marca também investiu na construção do Gandini Centro Tecnológico, um laboratório que realiza diversos testes veiculares, desde emissões de gases de escapamento até análises de opacidade e veículos híbridos leves.

Principais modelos

Neste 30 anos de Kia no Brasil, alguns modelos se destacam. Entre eles, a ousada estratégia de lançar a van com o nome Besta, uma corruptela do nome original Best A (nome original do utilitário). Além disso, lançou o Sportage 4×4 Diesel, um ícone da marca. Outro destaque nessas três décadas, foi o investimento intenso em merchandising em novelas da TV Globo.

Em volumes, do total de 450.000 unidades licenciadas no período de três décadas, os cinco modelos mais vendidos são o Sportage (106 mil), Cerato (71 mil), caminhão Bongo K2500 (62 mil), Besta (58 mil) e Picanto (42 mil). Na contramão disso, um dos grandes fiascos foi o sedã esportivo Stinger, que nunca emplacou bem.

Em 2009, um outro fato marcante na história da Kia no Brasil, através do do Grupo Gandini, foi a nomeação da empresa como distribuidor no Uruguai, tendo recebido licença de fabricação do caminhão leve Bongo K2500, em Montevidéu. Do total de 62 mil Bongo, 37 mil unidades foram fabricadas do Uruguai.

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