Dacia apresenta novos Logan e Sandero

Dacia apresenta novos Logan e Sandero

A Dacia, marca romena, do Grupo Renault acaba de apresentar na Europa as novas gerações do Logan e Sandero – que surge acompanhado da versão aventureira Stepway. O trio ganhou formas mais modernas mas que mantém elementos que remetem ao DNA de seus antepassados.

Os modelos passam a ser fabricados sobre a plataforma modular CMF, derivada da utilizada no Clio francês. Essa nova base também virá para o Brasil e será utilizada em novos produtos da marca. Ela também será aplicada a novos modelos Nissan, já que o alto comando da Aliança espera maior sinergia entre as duas marcas por aqui.

Logan

 

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Partindo do Logan  (modelo que deu origem à linhagem que inclui o Duster e que no Velho Mundo também gerou uma perua e minivan), o sedã ficou atraente. Não que a atual  geração seja feia, pelo contrário. Ela tem desenho agradável, apesar da falta de criatividade na traseira. Mas fato é que a nova tem estilo para disputar atenções no segmento de compactos.

Vincos nos para lamas, balanço traseiro curto e porta-malas elevado foram mantidos. Mas o carro se destaca por seus faróis com DRL embutido, com desenho forma de Y.

Segundo a fabricante romena, o Logan está 3,6 cm maior. Ela afirma que alongou a distância entre-eixos e reduziu o balanço traseiro, mas não significa que ele perdeu capacidade de bagagem. O volume declarado é de 528 litros . O teto também foi rebaixado em 1 cm. Medidas que podem beneficiar o comportamento dinâmico do sedã.

 

Sandero

 

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Já o Sandero repete o segmento frontal, com mesmos faróis, vincos destacados nas laterais e coluna C triangular. Elemento que vem desde a primeira geração, que foi desenvolvida no Brasil. Na traseira, ele recebeu lanternas menores, mas que compõem infinitamente melhor que as utilizadas no Sandero atual. Visto por esse ângulo, ele até lembra o Onix.

 

Stepway

 

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O aventureiro tem a mesma carroceria do hatch (óbvio), mas ganhou para-choques exclusivos, que apenas redesenham as linhas, mas componentes como grades e faróis de neblina foram mantidos na mesma posição. O que muda é a casca.

O Stepway também ganhou molduras de para-lamas, conectadas por uma saia. Na traseira o acabamento em preto fosco se mantém na porção inferior do para-choque. E faz sentido, como se trata de um carrinho pensado para rodar em calçamento, esse tipo de acabamento é mais resistente a pedregulhos e galhos que podem atingir o para-choque.

 

Por dentro

 

 

Tirando as diferenças externas, por dentro o trio tem arquitetura idêntica. O que muda são os padrões de revestimento dos bancos e alguns grafismos para realçar a proposta de cada um.

A qualidade do acabamento também evoluiu. Não se trata de padrão premium, mas quando se fala em Sandero e Logan, qualquer melhoria deve ser comemorada.

Mas o que importa é que os modelos passaram por um generoso banho de loja, que de longe lembram os dias de penúria do Logan em 2005. Os compactos receberam assistentes de condução, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem emergencial entre 7 km/h e 170 km/h, monitor de ponto cego, Park Assist, sensores frontais e traseiros, e hill holder.

Entre os conteúdos, ele oferece ar-condicionado digital (idêntico ao do novo Duster), multimídia flutuante de 8 polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré) e partida sem chave. ele ainda conta com duas portas USB. Uma próxima ao multimídia e outra no console, para recarga rápida.

 

Suporte

 

Um apetrecho interessante é o suporte para telefone celular. Item muito útil para motoristas de aplicativo. Aqui no Brasil cairia como uma luva, uma vez que Logan e Sandero são bem quisto pelos motoristas que trabalham no ramo, devido ao espaço interno amplo e baixo consumo.

 

Motores

 

Na europa o trio utiliza três opções partindo da unidade 0.9 turbo de 90 cv, uma unidade 1.0 aspirada de 65 cv e uma terceira 1.0 turbo (que pode receber GLP ou gasolina) de 100 cv. As opções de transmissão são CVT e manual de cinco marchas.

 

Brasil

 

A chegada da nova geração de Sandero e Logan de acontecer de forma escalonada. Primeiro o sedã e posteriormente o hatch. Mas isso só acontecerá a partir de 2022. Sobre os motores, é pouco provável que substituam a atual gama, mas há especulações de uma unidade 1.0 turbo poderia estrear por aqui.

Agora é aguardar.


 

Fotos: divulgação montadora

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br