Creta, mais um brasileiro
O disputado mercado brasileiro de SUVs compactos vai ganhar mais um concorrente. É o Creta, anunciado oficialmente pela Hyundai e que será produzido na fábrica da marca em Piracicaba, interior de São Paulo. A apresentação oficial e lançamento será durante a 29º edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que vai acontecer em novembro, mas a comercialização só acontecerá a partir de 2017. Por enquanto a fábrica coreana só divulgou fotos oficiais escurecidas da frente e da traseira, além de um detalhe da lanterna, apenas para aguçar a curiosidade.
O Creta já é vendido na Índia, China, Rússia e alguns países da América do Sul, onde também é conhecido com ix25. Porém, a Hyundai confirma que o modelo brasileiro terá um design diferenciado e exclusivo. Apesar de as fotos não revelarem muita coisa, deixam transparecer que o Creta terá uma inspiração muito forte no ix35, como denuncia a grade em formato hexagonal. Solução bem acertada, afinal o ix35 tem uma aceitação muito boa em nosso mercado e, também, é fonte inspiradora de modelos concorrentes. Apesar de o Creta ser montado sobre a plataforma do Elantra, terá componentes do HB20, como o motor flex 1.6, que entrega 122 cavalos com gasolina e 128 com etanol. O câmbio também será o mesmo do HB20, manual ou automático, ambos de seis marchas.
[su_slider source=”media: 7062,7063″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
Concorrente direto do Jeep Renegade, Ford EcoSport, Renault Duster, Honda HR-V, Peugeot 2008 e o mais recente Nissan Kicks, a Hyundai também promete que o Creta terá equipamentos inéditos no segmento. Deverá disputar o mercado com preços semelhantes aos de seus rivais, ou seja, girando em torno dos 80/90 mil reais.
O nome Creta é inspirado na maior ilha da Grecia, situada no Mar Mediterrâneo, e segue a linha de outros SUVs da marca, como o Santa Fé, Grand Santa Fé e New Tucson.
Fotos: divulgação Hyundai