BYD Dolphin, Renault Kwid e Hyundai Kona se destacam entre os carros elétricos mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro
O mercado dos carros elétricos está muito em destaque, sobretudo por conta de sua eficiência energética. Contudo, muita gente ainda não sabe converter o consumo de bateria para o correspondente a km/l. Mas o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), através do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), tem uma tabela com os dados de eficiência dos carros à venda no Brasil, incluindo os modelos elétricos. A análise revela os 10 carros elétricos mais econômicos.
Uma das maneiras de comparar o consumo de elétricos e carros a combustão é através da medida em megajoules por quilômetro (MJ/km). O PBEV também calculou a correspondência entre as duas métricas, facilitando a compreensão do desempenho dos carros elétricos.
Os números revelam que, quanto menor o valor em MJ/km, maior a eficiência do carro elétrico. Importante ressaltar que, ao contrário dos veículos a combustão, os carros elétricos geralmente apresentam um desempenho melhor na cidade devido à regeneração de bateria durante frenagens.
A décima posição é ocupada pelo BYD Yuan Plus, apresentando um consumo de 39,8 km/l na cidade e 33,1 km/l na estrada, com um consumo energético de 0,56 MJ/km. Na nona posição, o Peugeot e-2008 destaca-se com 38,0 km/l em ambientes urbanos e 35,1 km/l em rodovias, acompanhado de um consumo energético de 0,55 MJ/km. Garantindo o oitavo lugar, o Renault Megane E-Tech registra 41,4 km/l na cidade e 38,8 km/l na estrada, com um consumo energético de 0,51 MJ/km.
Na sétima posição, o GWM Ora 03 GT atinge 42,4 km/l na cidade e 36,5 km/l na estrada, com um consumo energético de 0,51 MJ/km. O Chevrolet Bolt figura em sexto lugar, com 45,8 km/l na cidade e 39,0 km/l na estrada, tendo um consumo energético de 0,48 MJ/km. O subcompacto Caoa Chery iCar ocupa a quinta posição, marcando 48,8 km/l na cidade e 36,8 km/l na estrada, com um consumo energético de 0,48 MJ/km.
O Fiat 500E conquista a quarta posição, registrando 47,3 km/l na cidade e 40,4 km/l na estrada, com um consumo energético de 0,46 MJ/km. Em terceiro lugar, o Hyundai Kona apresenta 52,5 km/l na cidade e 40,6 km/l na estrada, com um consumo energético de 0,44 MJ/km. Liderando a lista, o Renault Kwid e-Tech assegura a segunda posição com 52,7 km/l na cidade e 39,6 km/l na estrada, e um consumo energético de 0,44 MJ/km.
Destaque para o primeiro colocado, BYD Dolphin, que alcança 51,9 km/l na cidade e 43,5 km/l na estrada, com um consumo energético de 0,42 MJ/km. O Kwid é mais econômico na cidade, mas o chinês leva vantagem pelo MJ/km. Vale ressaltar que o BYD Dolphin é o carro elétrico mais vendido no Brasil, consolidando sua posição no mercado.
Posição | Modelo | Consumo na Cidade (km/l) | Consumo na Estrada (km/l) | Consumo Energético (MJ/km) |
---|---|---|---|---|
10º | BYD Yuan Plus | 39,8 | 33,1 | 0,56 |
9º | Peugeot e-2008 | 38,0 | 35,1 | 0,55 |
8º | Renault Mégane E-Tech | 41,4 | 38,8 | 0,51 |
7º | GWM Ora 03 GT | 42,4 | 36,5 | 0,51 |
6º | Chevrolet Bolt | 45,8 | 39,0 | 0,48 |
5º | Caoa Chery iCar | 48,8 | 36,8 | 0,48 |
4º | Fiat 500E | 47,3 | 40,4 | 0,46 |
3º | Hyundai Kona | 52,5 | 40,6 | 0,44 |
2º | Renault E-Kwid | 52,7 | 39,6 | 0,44 |
1º | BYD Dolphin | 51,9 | 43,5 | 0,42 |
Confira abaixo a tabela completa de todos os carros avaliados pelo Inmetro:
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