Dicas do Emilio Camanzi para economizar combustível
Com o preço dos combustíveis já nas alturas sendo reajustados a todo o momento pela nova politica da Petrobras, andar de automóvel, picape, ônibus caminhão, está ficando cada vez mais dolorido para o bolso do brasileiro. Isso sem falar da atual dificuldade em reabastecer.
Por isso seguir algumas dicas pode fazer com que o litro de combustível de seu veículo renda mais. Selecionei 12 que servem para veículos movidos a gasolina, etanol ou diesel e que se você seguir, com certeza vai ver o resultado positivo.
1 – Ligar o carro
Muita gente ainda acha que é preciso esperar o motor esquentar para arrancar o carro. Engano. Hoje em dia, com o avanço na tecnologia, tanto dos motores como dos óleos lubrificantes, basta você ligar o motor, deixa-lo funcionando enquanto você coloca o cinto de segurança, ajusta o espelho retrovisor e pronto, pode arrancar. Os motores modernos não levam mais do que alguns segundos para enviar o óleo lubrificante para todos os pontos necessários. Claro, não sai em louca disparada. Ande mais devagar os primeiros quatro ou cinco quarteirões, depois pode andar normalmente. Com esse procedimento, o combustível que você estaria gastando parado esquentando o motor, você vai usa-lo para rodar. E a vantagem é que você também estará esquentando toda a transmissão (câmbio e diferencial), ou seja, aquecendo o veículo todo por igual.
2 – Arrancadas fortes gastam mais combustível
Ao sair de um sinal, por exemplo, não acelere violentamente. O “arrancar” é o momento em que o veiculo gasta mais combustível, pois o motor tem que tirar todo o peso do veículo da inercia. Assim, acelere progressivamente, passando as marchas até chegar à velocidade desejada.
3 – Troca de marchas
Se o seu carro tem câmbio manual, lembre-se que a correta troca de marchas é outro fator que ajuda na economia de combustível. Não estique demais as marchas, nem troque muito cedo. Se você estiver no plano, o ideal é acelerar a 1a, 2a e 3a marchas até umas 2.000 rpm. Aí, com o carro embalado, dá para jogar a 4a e a 5a (ou 6a se seu veículo tiver câmbio com seis marchas) mais rapidamente para manter o giro do motor baixo e gastar menos.
4 – Velocidade média
Acelerar e frear constantemente são boas maneiras de desperdiçar combustível, como, por exemplo, acelerar após passar por um radar e voltar a frear no próximo porque você está acima da velocidade permitida. Toda vez que você freia, principalmente de maneira brusca, toda a energia que foi gasta para acelerar é dispersada em forma de calor nos freios. O ideal é você manter uma velocidade constante, tanto na cidade como na estrada. Experimente rodar nas velocidades indicadas, o que vai permitir você passar por radares sem problemas. Você vai ter uma surpresa no consumo de seu veiculo. Lembre sempre que, quanto maior a velocidade, maior o consumo de combustível.
5 – Peso morto
Muitas pessoas fazem do automóvel um verdadeiro armário. Largam brinquedos, tênis, livros, sacolas, e por aí vai. Tudo isso é peso morto que faz com que você gaste combustível a mais para carrega-lo de um lado para outro,sem necessidade. Tem gente que até anda com caixa de ferramentas no carro. Isso pode ser útil em carros antigos, com carburador. Nos atuais, com toda a eletrônica, caso seu veículo pare de funcionar, o ideal é ter um bom telefone celular para chamar o reboque para leva-lo à oficina.
6 – Pressão dos pneus
Outro detalhe comum são os pneus com pressão menor do que o recomendado pelo fabricante. Com os pneus murchos, o veículo vai ter que fazer mais força para andar e, consequentemente, gastar mais combustível, além, é claro, de gasta-los irregularmente. Calibrar os pneus uma vez por semana, pelo menos, é uma boa. Não confie no frentista, afinal ele não tem de cabeça a pressão correta dos pneus de todos os modelos que rodam por aí. Normalmente, os carros tem um adesivo na coluna da porta, quebra-sol ou tampa do porta-luvas com as pressões corretas. Caso não ache, olhe no manual do proprietário. Fique atento também à pressão com o veiculo vazio e com ele carregado.
7 – Alinhamento e balanceamento
Rodas desalinhadas e desbalanceadas, além do desgaste irregular dos pneus, também obrigam o motor a fazer mais força, pois seguram o veículo. Assim, mesmo que você não tenha passado por algum buraco grande que faça você desconfiar de que desalinhou a direção, pelo menos a cada 10 mil quilômetros faça o alinhamento para ter certeza que está tudo dentro do especificado.
8 – Ar-condicionado
Em um país tropical como o Brasil, o ar-condicionado é um equipamento que não pode faltar para garantir o conforto. Mas lembre-se, ele é um dos grandes vilões no consumo, já que, para funcionar, rouba de 3 a 5 cavalos de potência do motor, chegando a aumentar o consumo em torno de 10%. Tudo bem, é o preço que se paga pelo conforto. Mas, agora que as temperaturas estão mais baixas, experimente andar só com a ventilação e com os vidros dianteiros abaixados um ou dois dedos. O resultado vai ser surpreendente.
9 – Banguela
Essa é velha, mas muita gente ainda usa. Isso funcionava quando os veículos tinham carburador. Hoje, as injeções eletrônicas tem um sistema chamado cut-off que corta o envio de combustível para o motor quando você tira o pé em uma descida e o carro continua andando pela inercia. Caso você coloque o câmbio em ponto morto, o sistema vai continuar enviando combustível para que o motor não pare, já que ele foi “desligado” das rodas. Fora o perigo, pois você estará com o veículo completamente solto, só dependendo dos freios, vai gastar combustível desnecessariamente.
10 – Desligar e ligar no semáforo
Atualmente vários veículos são equipados com o sistema stop/start que desliga e religa o motor em paradas curtas. É um sistema eficiente que, além de diminuir a emissão de gases na atmosfera, economiza combustível na cidade. Quando o veículo não é equipado com o sistema, muitas pessoas acham que fazendo isso manualmente vai trazer algum resultado. Sim, pode até ser, mas como o veículo não esta preparado para isso, em pouco tempo ele terá problemas com a bateria, motor de arranque e até sistema elétrico. Agora, se você perceber que vai ficar parado por uns dois ou mais minutos, aí, sim, dá para desligar o motor para não desperdiçar combustível. Ah, e nas paradas, coloque o câmbio em ponto morto e, se for automático, em N (neutro). Isso também ajuda a economizar.
11 – Filtro de ar
Além de você manter seu veículo sempre regulado e com a manutenção em dia, o que certamente vai fazer com que ele funcione com o máximo de eficiência e gastando o menos possível de combustível, um detalhe importante é o filtro de ar. Experimente tampar uma narina e respirar normalmente. Você vai ter que fazer mais força para respirar, certo? Caso o filtro de ar do veículo esteja sujo, vai acontecer a mesma coisa. Ou seja, o motor vai ter que fazer mais força para puxar o ar e, consequentemente, gastar mais combustível. Fique atento, examine pelo menos a cada 5 mil quilômetros o estado do filtro de ar. Se você andar muito em estradas de terra, diminua essa verificação para cada 2 a 3 mil quilômetros. Dica: não tente limpar o filtro com ar comprimido. Isso pode danificar o elemento de papel e deixar passar a sujeira o que vai prejudicar o motor. Se estiver sujo, troque por um novo.
12 – Bagageiro no teto
A preguiça também colabora para gastar mais combustível. Como? Muitos que possuem rack no teto, depois de usa-lo para transportar alguma coisa, como bicicletas, baú, prancha de surf, etc., acabam deixando as barras transversais no rack. O problema é que elas estão ali sem função e atrapalham o fluxo do ar, criando uma resistência aerodinâmica que vai fazer com que você tenha que acelerar mais para vencê-la. Assim, depois que você usar o bagageiro no teto, tire as barras transversais e deixe-as em casa (lembra-se do peso morto?). Elas são simples de serem tiradas e colocadas. E seu bolso vai agradecer!
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Veja os vídeos da Live que o Emilio fez falando sobre o assunto:
Parte 1:
Parte 2:
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Veja a lista dos 10 carros mais econômicos no Brasil, de acordo com o CONPET, Programa Nacional de Etiquetagem Veicular (atualizado em 05/04/2018)
A ordem que escolhemos foi a de menor consumo na cidade, com gasolina. Em caso de empate no consumo na cidade, o critério para desempate foi o mais econômico na estrada.
Os quatro primeiros lugares ficaram com os híbridos Toyota Prius, Ford Fusion Hybrid, Volvo XC90 T8 e Lexus CT 200h. O quinto lugar ficou com o Renault Kwid, que assumiu o posto de carro 1.0 mais econômico do país, título antes pertencente ao turbinado Volkswagen up! TSI. Na sequência, vem o Peugeot 208 1.2 Puretech manual, o Volkswagen up! TSI, o Citroën C3 1.2, o Fiat Argo 1.0 e, em 10º lugar, o Renault Sandero 1.0 Authentique.
Abaixo, o consumo de cada um deles, na cidade e na estrada:
- Toyota Prius 1.8 Híbrido
- Cidade: 18,9 km/l. Estrada: 17 km/l (gasolina)
-
Ford Fusion 2.0 Hybrid
- Cidade: 16,8 km/l. Estrada: 15,1 km/l (gasolina)
-
Volvo XC90 T8 Híbrido automático
- Cidade: 16,4 km/l. Estrada: 18,9 km/l (gasolina)
-
Lexus CT200H Híbrido
- Cidade: 15,7 km/l. Estrada: 14,2 km/l (gasolina)
-
Renault Kwid 1.0 Manual
- Cidade: 14,9 km/l. Estrada: 15,6 km/l (gasolina)
- Cidade: 10,3 km/l. Estrada: 10,8 km/l (etanol)
-
Peugeot 208 1.2 Puretech Manual
- Cidade: 14,8 km/l. Estrada: 15,8 km/l (gasolina)
- Cidade: 10,4 km/l. Estrada: 11 km/l (etanol)
-
Volkswagen up! 1.0 TSI Move
- Cidade: 14,3 km/l. Estrada: 16,3 km/l (gasolina)
- Cidade: 10 km/l. Estrada: 11,5 km/l (etanol)
-
Citroën C3 1.2
- Cidade: 14,3 km/l. Estrada: 15,6 km/l (gasolina)
- Cidade: 10,2 km/l. Estrada: 10,8 km/l (etanol)
-
Fiat Argo 1.0
- Cidade: 14,2 km/l. Estrada: 15,1 km/l (gasolina)
- Cidade: 9,9 km/l. Estrada: 10,7 km/l (etanol)
-
Renault Sandero 1.0 Authentique
- Cidade: 14,2 km/l. Estrada: 14,1 km/l (gasolina)
- Cidade: 9,5 km/l. Estrada: 9,6 km/l (etanol)
Fonte:
- http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2017.pdf
- http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx
Fotos: divulgação montadoras, internet e Carros com Camanzi
Ver comentários (1)
Bom dia... Acompanho sempre suas informações.
Sobre combustível gostaria de externar algo que me incomoda muito... Tenho uma Captur 2019 1.6 .. Nos testes que as revendas apresentam o consumo médio na cidade que são bem interessantes...(gasolina 10.5 Ethanol 7.3 km/l)
Adquiri o carro confiando nas informações, entretanto, meu veículo não consegue fazer mais de 5.4 km/l, com gasolina premium>.. já fiz o acompanhamento com ethanol, gasolina e ethanol com premium... A desculpa que me dão é que os testes são feitos em condições muito específicas (feitos em Brasília)... Sou da opinião que os fabricantes deveriam ser mais verdadeiros e mesmo os vendedores, pois são eles, que no fim da linha nos fazem comprar o carro.
Enfim, a Renault, considerando a Captur, não entrega o produto que promete... e mesmo nos testes de avaliação feitos por independentes não.
Ou seja é como qdo vamos comprar um apartamento... dizem que o apartamento de 100 m2 quando visitamos não conseguimos encontrar 80m2 > alergação: 100 m2 inclui escada, hall de entrada, etc... bullshit
Abraços