Como gastar menos combustível

Como gastar menos combustível

 

Dicas do Emilio Camanzi para economizar combustível

 

Com o preço dos combustíveis já nas alturas sendo reajustados a todo o momento pela nova politica da Petrobras, andar de automóvel, picape, ônibus caminhão, está ficando cada vez mais dolorido para o bolso do brasileiro. Isso sem falar da atual dificuldade em reabastecer.

Por isso seguir algumas dicas pode fazer com que o litro de combustível de seu veículo renda mais. Selecionei 12 que servem para veículos movidos a gasolina, etanol ou diesel e que se você seguir, com certeza vai ver o resultado positivo.

 

1 – Ligar o carro

Muita gente ainda acha que é preciso esperar o motor esquentar para arrancar o carro. Engano. Hoje em dia, com o avanço na tecnologia, tanto dos motores como dos óleos lubrificantes, basta você ligar o motor, deixa-lo funcionando enquanto você coloca o cinto de segurança, ajusta o espelho retrovisor e pronto, pode arrancar. Os motores modernos não levam mais do que alguns segundos para enviar o óleo lubrificante para todos os pontos necessários. Claro, não sai em louca disparada. Ande mais devagar os primeiros quatro ou cinco quarteirões, depois pode andar normalmente. Com esse procedimento, o combustível que você estaria gastando parado esquentando o motor, você vai usa-lo para rodar. E a vantagem é que você também estará esquentando toda a transmissão (câmbio e diferencial), ou seja, aquecendo o veículo todo por igual.

 

2 – Arrancadas fortes gastam mais combustível

Ao sair de um sinal, por exemplo, não acelere violentamente. O “arrancar” é o momento em que o veiculo gasta mais combustível, pois o motor tem que tirar todo o peso do veículo da inercia. Assim, acelere progressivamente, passando as marchas até chegar à velocidade desejada.

 

3 – Troca de marchas

Se o seu carro tem câmbio manual, lembre-se que a correta troca de marchas é outro fator que ajuda na economia de combustível. Não estique demais as marchas, nem troque muito cedo. Se você estiver no plano, o ideal é acelerar a 1a, 2a e 3a marchas até umas 2.000 rpm. Aí, com o carro embalado, dá para jogar a 4a e a 5a (ou 6a se seu veículo tiver câmbio com seis marchas) mais rapidamente para manter o giro do motor baixo e gastar menos.

 

4 – Velocidade média

Acelerar e frear constantemente são boas maneiras de desperdiçar combustível, como, por exemplo, acelerar após passar por um radar e voltar a frear no próximo porque você está acima da velocidade permitida. Toda vez que você freia, principalmente de maneira brusca, toda a energia que foi gasta para acelerar é dispersada em forma de calor nos freios. O ideal é você manter uma velocidade constante, tanto na cidade como na estrada. Experimente rodar nas velocidades indicadas, o que vai permitir você passar por radares sem problemas. Você vai ter uma surpresa no consumo de seu veiculo. Lembre sempre que, quanto maior a velocidade, maior o consumo de combustível.

 

5 – Peso morto

Muitas pessoas fazem do automóvel um verdadeiro armário. Largam brinquedos, tênis, livros, sacolas, e por aí vai. Tudo isso é peso morto que faz com que você gaste combustível a mais para carrega-lo de um lado para outro,sem necessidade. Tem gente que até anda com caixa de ferramentas no carro. Isso pode ser útil em carros antigos, com carburador. Nos atuais, com toda a eletrônica, caso seu veículo pare de funcionar, o ideal é ter um bom telefone celular para chamar o reboque para leva-lo à oficina.

 

6 – Pressão dos pneus

Outro detalhe comum são os pneus com pressão menor do que o recomendado pelo fabricante. Com os pneus murchos, o veículo vai ter que fazer mais força para andar e, consequentemente, gastar mais combustível, além, é claro, de gasta-los irregularmente. Calibrar os pneus uma vez por semana, pelo menos, é uma boa. Não confie no frentista, afinal ele não tem de cabeça a pressão correta dos pneus de todos os modelos que rodam por aí. Normalmente, os carros tem um adesivo na coluna da porta, quebra-sol ou tampa do porta-luvas com as pressões corretas. Caso não ache, olhe no manual do proprietário. Fique atento também à pressão com o veiculo vazio e com ele carregado.

 

7 – Alinhamento e balanceamento

Rodas desalinhadas e desbalanceadas, além do desgaste irregular dos pneus, também obrigam o motor a fazer mais força, pois seguram o veículo. Assim, mesmo que você não tenha passado por algum buraco grande que faça você desconfiar de que desalinhou a direção, pelo menos a cada 10 mil quilômetros faça o alinhamento para ter certeza que está tudo dentro do especificado.

 

8 – Ar-condicionado

Em um país tropical como o Brasil, o ar-condicionado é um equipamento que não pode faltar para garantir o conforto. Mas lembre-se, ele é um dos grandes vilões no consumo, já que, para funcionar, rouba de 3 a 5 cavalos de potência do motor, chegando a aumentar o consumo em torno de 10%. Tudo bem, é o preço que se paga pelo conforto. Mas, agora que as temperaturas estão mais baixas, experimente andar só com a ventilação e com os vidros dianteiros abaixados um ou dois dedos. O resultado vai ser surpreendente.

 

9 – Banguela

Essa é velha, mas muita gente ainda usa. Isso funcionava quando os veículos tinham carburador. Hoje, as injeções eletrônicas tem um sistema chamado cut-off que corta o envio de combustível para o motor quando você tira o pé em uma descida e o carro continua andando pela inercia. Caso você coloque o câmbio em ponto morto, o sistema vai continuar enviando combustível para que o motor não pare, já que ele foi “desligado” das rodas. Fora o perigo, pois você estará com o veículo completamente solto, só dependendo dos freios, vai gastar combustível desnecessariamente.

 

10 – Desligar e ligar no semáforo

Atualmente vários veículos são equipados com o sistema stop/start que desliga e religa o motor em paradas curtas. É um sistema eficiente que, além de diminuir a emissão de gases na atmosfera, economiza combustível na cidade. Quando o veículo não é equipado com o sistema, muitas pessoas acham que fazendo isso manualmente vai trazer algum resultado. Sim, pode até ser, mas como o veículo não esta preparado para isso, em pouco tempo ele terá problemas com a bateria, motor de arranque e até sistema elétrico. Agora, se você perceber que vai ficar parado por uns dois ou mais minutos, aí, sim, dá para desligar o motor para não desperdiçar combustível. Ah, e nas paradas, coloque o câmbio em ponto morto e, se for automático, em N (neutro). Isso também ajuda a economizar.

 

11 – Filtro de ar

Além de você manter seu veículo sempre regulado e com a manutenção em dia, o que certamente vai fazer com que ele funcione com o máximo de eficiência e gastando o menos possível de combustível, um detalhe importante é o filtro de ar. Experimente tampar uma narina e respirar normalmente. Você vai ter que fazer mais força para respirar, certo? Caso o filtro de ar do veículo esteja sujo, vai acontecer a mesma coisa. Ou seja, o motor vai ter que fazer mais força para puxar o ar e, consequentemente, gastar mais combustível. Fique atento, examine pelo menos a cada 5 mil quilômetros o estado do filtro de ar. Se você andar muito em estradas de terra, diminua essa verificação para cada 2 a 3 mil quilômetros. Dica: não tente limpar o filtro com ar comprimido. Isso pode danificar o elemento de papel e deixar passar a sujeira o que vai prejudicar o motor. Se estiver sujo, troque por um novo.

 

12 – Bagageiro no teto

A preguiça também colabora para gastar mais combustível. Como? Muitos que possuem rack no teto, depois de usa-lo para transportar alguma coisa, como bicicletas, baú, prancha de surf, etc., acabam deixando as barras transversais no rack. O problema é que elas estão ali sem função e atrapalham o fluxo do ar, criando uma resistência aerodinâmica que vai fazer com que você tenha que acelerar mais para vencê-la. Assim, depois que você usar o bagageiro no teto, tire as barras transversais e deixe-as em casa (lembra-se do peso morto?). Elas são simples de serem tiradas e colocadas. E seu bolso vai agradecer!

 

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Veja os vídeos da Live que o Emilio fez falando sobre o assunto:

 

Parte 1:

 

Parte 2:

 

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Veja a lista dos 10 carros mais econômicos no Brasil, de acordo com o CONPET, Programa Nacional de Etiquetagem Veicular (atualizado em 05/04/2018)

 

A ordem que escolhemos foi a de menor consumo na cidade, com gasolina. Em caso de empate no consumo na cidade, o critério para desempate foi o mais econômico na estrada.

Os quatro primeiros lugares ficaram com os híbridos Toyota Prius, Ford Fusion Hybrid, Volvo XC90 T8 e Lexus CT 200h. O quinto lugar ficou com o Renault Kwid, que assumiu o posto de carro 1.0 mais econômico do país, título antes pertencente ao turbinado Volkswagen up! TSI.  Na sequência, vem o Peugeot 208 1.2 Puretech manual, o Volkswagen up! TSI, o Citroën C3 1.2, o Fiat Argo 1.0 e, em 10º lugar, o Renault Sandero 1.0 Authentique.

Abaixo, o consumo de cada um deles, na cidade e na estrada:

 

  1. Toyota Prius 1.8 Híbrido
  • Cidade: 18,9 km/l. Estrada: 17 km/l (gasolina)

 

 

  1. Ford Fusion 2.0 Hybrid

  • Cidade: 16,8 km/l. Estrada: 15,1 km/l (gasolina)

 

 

  1. Volvo XC90 T8 Híbrido automático

  • Cidade: 16,4 km/l. Estrada: 18,9 km/l (gasolina)

 

 

  1. Lexus CT200H Híbrido

  • Cidade: 15,7 km/l. Estrada: 14,2 km/l (gasolina)

 

 

  1. Renault Kwid 1.0 Manual

  • Cidade: 14,9 km/l. Estrada: 15,6 km/l (gasolina)
  • Cidade: 10,3 km/l. Estrada: 10,8 km/l (etanol)

 

 

  1. Peugeot 208 1.2 Puretech Manual

  • Cidade: 14,8 km/l. Estrada: 15,8 km/l (gasolina)
  • Cidade: 10,4 km/l. Estrada: 11 km/l (etanol)

 

 

  1. Volkswagen up! 1.0 TSI Move

  • Cidade: 14,3 km/l. Estrada: 16,3 km/l (gasolina)
  • Cidade: 10 km/l. Estrada: 11,5 km/l (etanol)

 

 

  1. Citroën C3 1.2

  • Cidade: 14,3 km/l. Estrada: 15,6 km/l (gasolina)
  • Cidade: 10,2 km/l. Estrada: 10,8 km/l (etanol)

 

 

  1. Fiat Argo 1.0

  • Cidade: 14,2 km/l. Estrada: 15,1 km/l (gasolina)
  • Cidade: 9,9 km/l. Estrada: 10,7 km/l (etanol)

 

 

  1. Renault Sandero 1.0 Authentique

  • Cidade: 14,2 km/l. Estrada: 14,1 km/l (gasolina)
  • Cidade: 9,5 km/l. Estrada: 9,6 km/l (etanol)

 

 

Fonte:

 

Fotos: divulgação montadoras, internet e Carros com Camanzi

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br