Cobra Jet: O pônei peçonhento completa 50 anos

Cobra Jet: O pônei peçonhento completa 50 anos

Americanos adoram Quarto de Milha, modalidade que nasceu nas ruas em meados do século 20 e que segmenta em diversas categorias, que vão desde corridas ilegais pelas madrugadas em avenidas e estradas desertas, à provas em pistas profissionais para máquinas que atingem mais de 500 km/h. E nesse contexto o Ford Mustang é um velho conhecido das arrancadas, como as versões Shelby GT 350 da locadora Hertz, que eram locados na sexta-feira com pneus novos e devolvidos na segunda praticamente no arame.

E foi só a Dodge anunciar o fim da produção do Challenger Demon, para a Ford anunciar a edição de 50 anos do Mustang Cobra Jet, que promete quarto de milha em 8,5 segundos, contra 9,6 segundos do “Dojão do Capeta”. O Cobra Jet é a versão de fábrica destinada para disputas de arrancada.

Ao contrário do Demon, que faz um misto de carro de rua com bólido de arrancadas, o Cobra Jet é um carro exclusivo para uso na pista. Ele sai de fábrica com proteção estrutural, carroceria com para-lamas alargados para acomodar os imensos pneus traseiros, assim como haste traseira para impedir que ele empine na largada e até um paraquedas para auxiliar na frenagem.

Toda estrutura da versão foi ajustada para suportar as acelerações brutais que o Cobra Jet será submetido. Um detalhe é que a suspensão traseira segue com eixo rígido, mais resistente que os conjuntos de braços sobrepostos. E como se trata de um carro que anda em linha reta e no asfalto liso, o que importa é aguentar o tranco e jamais ser macio.

Sob o capô o Cobra Jet recorre ao mesmo V8 da versão GT, no entanto seu deslocamento foi elevado para 5.2 litros e ainda conta com um generoso compressor de 3.0 litros. A Ford faz mistério em relação à potência, mas podemos esperar números acima dos 900 cv e torque beirando os 100 kgfm.

Por dentro, a versão segue os critérios dos carros de arrancadas profissionais. Todo acabamento interior foi removido. Só há o banco do piloto e, no painel, apenas a instrumentação essencial para cada prova.

A quem se interessar, a Ford anunciou apenas 68 unidades do Cobra Jet 50th Anniversary, ao preço de US$ 130 mil, algo em torno de R$ 500 mil, lá nos Estados Unidos, é claro!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

[su_divider]

 

Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).

 

[su_divider]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br