Civic Type R ganha edição limitada em 100 unidades

Civic Type R ganha edição limitada em 100 unidades

Civic Type R – A indústria japonesa se consolidou com automóveis compactos de baixo custo. Na Honda, o Civic é o melhor exemplo dessa estratégia de mercado. Mas, o tempo passou e o Civic foi se sofisticando. Ele incorporou conteúdos, diferentes opções de carrocerias, tecnologia, desempenho e esportividade. E o ponto alto desse modelo, que completará 50 anos em 2022, é o intempestivo Type R.

O Type R surgiu em 1997, na sexta geração do compacto (EK9) e incorporava a sigla adotada em 1992 no superesportivos NSX e, posteriormente, no cupê Integra. O primeiro Civic Type R era exclusivo para o mercado japonês.

Em 2001, na geração EP3 ganhou a Europa e hoje é o Honda mais apimentado do mercado, ficando abaixo apenas do NSX. A quinta geração do Type R estreou em 2017 e marcou a adoção do turbo compressor. Até então, o compacto sempre adotou motores aspirados, que atingiam picos de potência em rotações elevadas. Agora a marca lançou uma edição que promete ser o esportivo de tração dianteira mais dinâmico que se pode comprar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com apenas 100 unidades, o hatch passou por uma revisão geral e passou por um regime, com adoção de componentes mais leves e itens que foram removidos, como central multimídia e demais “tralhas” que roubam a performance. Ele recebeu rodas forjadas aro 20, da alemã BBS, pneus Michelin Cup 2, além de amortecedores recalibrados. Ao todo o modelo ficou 47 quilos mais leve, que o Type R “básico”.

No entanto, manteve assistentes como monitor de faixa de rodagem, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão e demais ferramentas para o uso cotidiano.

Sob o capô, o esportivo não sofreu modificações. E nem precisava. Ele mantém o motor iVTEC 2.0 turbo de 320 cv e 40 mkgf de torque, que garantem ao compacto um comportamento assustador. E como todo esportivo de respeito, a caixa é manual.

 

 


Fotos: divulgação

 


 

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br