Citroën C3 leva bomba em crash test do Latin NCAP

Citroën C3 decepciona em crash test do Latin NCAP

Hatch compacto prod7uzido no Brasil ganha nota zero estrela no Latin NCAP. Citroën C3 possui apenas dois airbags: ‘nível baixo de segurança’, diz entidade

Mais uma má notícia para a Stellantis em relação à segurança de um de seus produtos vendidos na América Latina. Após um mau resultado com o Jeep Renegade (numa versão que já não é produzida), agora o Citroën C3 apresenta resultado preocupante em crash test feito pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) em 2023.

Produzido em Porto Real (RJ), o modelo recebeu nota zero estrela de segurança. O Latin NCAP pontua estrutura instável, proteção inadequada contra colisões frontais, falta de proteção lateral para a cabeça e ausência de lembrete de uso do cinto de segurança.

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A bomba no crash test confirma o que já havíamos apontado aqui: o modelo é equipado com apenas dois airbags, enquanto o Kwid, por exemplo, oferece quatro. Mesmo oferecendo Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, o C3 obteve 30,52% na proteção do ocupante adulto, 12,10% na proteção do ocupante infantil, 49,74% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 34,88% na assistência à segurança.

No teste de impacto frontal, foi constatada uma proteção fraca para o peito do motorista e uma proteção marginal para o peito do passageiro da frente, possivelmente devido à ausência de pré-tensionadores nos cintos de segurança. A estrutura e a área dos pés foram consideradas instáveis. O teste de impacto lateral contra poste não foi realizado devido à falta de proteção lateral padrão ou opcional para a cabeça.

O desempenho da proteção contra chicoteamento cervical foi classificado como ruim para o pescoço do adulto. No caso do ocupante infantil, o modelo apresentou uma proteção quase total, porém, os pontos de fixação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) foram afetados devido à sinalização inadequada das ancoragens ISOFIX.

O aviso do airbag no banco do passageiro dianteiro também não atende aos requisitos do Latin NCAP e não pode ser desligado. Alguns dos SRIs avaliados falharam na instalação. O veículo não está em conformidade com os regulamentos de proteção de pedestres UN127 ou GTR9, promovido pelas Nações Unidas.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, criticou de forma incisiva a Stellantis. “É inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros”, destacou.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, foi ainda mais longe e declarou que é vergonhoso que a Stellantis tenha projetado um veículo com uma segurança tão precária como o Citroën C3. “Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária”.

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