Cinco dicas básicas para fazer viagens de longa distância
Filhota e filhote estão de férias, você e a companheira tiraram aqueles 15 dias de folga na empresa e decidiram viajar neste mês de julho para aproveitar um tempinho com os pimpolhos? Que bom! O autor da coluna inveja vocês! Vão fazer uma viagem de longa distância (saindo do frio congelante das Alterosas para uma “praiana” no nordestão?) Jornadas que usualmente levam muito tempo causam inúmeros desconfortos ao condutor. Quer tentar “evitar a fadiga”? Confira cinco dicas básicas (só que muito, muito importantes) para enfrentar um chão considerável.
1 – Vamos dar aquela alongada
Faça alongamentos que favoreçam, principalmente, as áreas que mais sofrem com a quantidade de esforço feito durante o longo período de viagem, como o pescoço, os ombros e a coluna. Com isso, você, motorista, fica menos sujeito a sentir dores incômodas e terá um melhor desempenho ao volante.
2- Regule o assento com perfeição
É a primeira coisa a se fazer ao entrar no veículo. Os ajustes têm de ser adequados à compleição física do condutor. Em suma: se for magrinho vai de um jeito e gordinho de outro. Se feitos de forma adequada, os acertos ajudarão a prevenir dores musculares e problemas na coluna decorrentes da má postura como lordose ou hiperlordose. Vale destacar que o cansaço muscular pode levar o motorista a desenvolver sérias lesões vertebrais.
Verifique também se os seus pés alcançam os pedais de aceleração, frenagem e embreagem sem maiores problemas, até o fim. Os joelhos devem flexionar de forma moderada, para não causar maiores esforços. Havendo regulagem de altura do banco, certifique-se de que o assento não fique tão alto para não causar malefícios à circulação e também, novamente, aos joelhos.
Quanto ao apoio de cabeça, é importante que o encosto fique bem aprumado com a linha dos olhos. Dessa forma, solavancos mais fortes e curvas sinuosas não afetarão tanto o pescoço.
(Tem vídeo no canal ensinando a regular do modo certo:)
3- Se liga no volante
Assento no “esquema”? Beleza! Mas não se esqueça do volante. O indicado é que os punhos alcancem a haste de direção e que os cotovelos fiquem relativamente dobrados para que você não force muito os braços.
4- Item de conforto é “item de conforto” mesmo?
Depende, viu? Na hora de comprar ou alugar um carro fique de olho no que ele disponibiliza, mas sem deixar de atentar se tudo isso está alinhado com as suas características. Todo motorista tem um ajuste específico. Verifique a capacidade de deslocamento do assento, se ele tem um bom encaixe para as nádegas e se há espaço e distância suficientes para manipular as regulagens do encosto e outras funcionalidades do veículo. É aquilo: o kit de multimídia pode ser um espetáculo, mas se você tiver que fazer um contorcionismo para acioná-lo não vale a pena.
5- Quer um chá?
Especialistas garantem que pausas são mandatórias para que você não fique esgotado em viagens de longa duração. Além disso, é importante dormir e se alimentar bem antes de pegar a estrada — comidinha leve, de preferência. Outro toque: para os que sentem muito sono à noite é bom evitar dirigir durante a madrugada. As chances de você dormir ao volante são muito maiores. Quando for assim, caso haja possibilidade, trabalhe com o bom e velho revezamento. Deixe o carro na mão de outra pessoa habilitada que não tenha problemas de guiar na hora da coruja.
Imagens: Pixabay
👪 VEM PARTICIPAR DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
🚗 SITE: https://www.carroscomcamanzi.com.br
📻 ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
✅ INSCREVA-SE AQUI: https://goo.gl/TW6YW5 – e ative o sininho para receber notificação sempre que tiver vídeo novo.
Siga-nos nas redes sociais:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi